STJD suspende início das Séries C e D
O STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu suspender os inícios das Série C e D do Campeonato Brasileiro, previstos para o próximo final de semana.
A decisão foi do presidente do Tribunal, Rubens Approbato Machado, atendendo a pedido de liminar do Santo André, que disputa com o Brasil de Pelotas (RS) uma vaga na 3ª Divisão do Nacional.
O clube gaúcho conseguiu liminar na Justiça Comum que determina que a CBF o coloque na Série C, ocupando a vaga do Santo André. No ano passado o Brasil perdeu seis pontos na Série C por ter escalado jogador irregular, o que causou o rebaixamento.
O Treze de Campina Grande, na Paraíba, foi outro que acionou e conseguiu liminar da Justiça fora da esfera desportiva para jogar a 3ª Divisão, em vaga que é do Rio Branco (AC). O Araguaína (TO) também quer essa posição, mas via STJD.
No ano passado, o Rio Branco, do Acre, acionou a Justiça Comum para poder jogar em seu estádio, a Arena da Floresta, que estava interditado, e foi punido pela CBF com perda da vaga na competição neste ano.
Só que um acordo com a entidade o recolocou na competição, gerando insatisfação do Araguaína, rebaixado em 2011 e do Treze, o quinto colocado na Série D de 2011.
O presidente do STJD entendeu que as disputas precisam ser finalizadas para que os campeonatos comecem e mostrou preocupação com as ações na Justiça Comum, que pode causar desfiliação dos clubes e até da CBF junto à Fifa, que não permite decisões judiciais fora da esfera desportiva.
Redação Futebol Bauru
23/05/2012.

