Santos toma goleada no Mundial de Clubes
O Santos esperou 48 anos para voltar a disputar um título mundial, mas o sonho da terceira estrela na camisa durou apenas 16 minutos, neste domingo em Yokohama, no Japão, com o Barcelona, da Espanha, com 71% de posse de bola, goleando inconteste por 4 a 0.
Naquele que era o duelo mais esperado do ano, o Barcelona não deixou o Santos jogar, goleou, com dois gols do argentino Lionel Messi, e se colocou no panteão das melhores equipes de futebol da história.
O Barcelona conquistou o Mundial de Clubes-2011 e, de quebra, encerrou o tabu de não vencer equipes brasileiras em finais de Mundial, pois havia sido derrotado pelo São Paulo em 1992 e pelo Internacional em 2006.
Assim, os comandados do técnico Josep Guardiola conquistam o mundo pela segunda vez em dois anos. É o segundo título dos espanhóis na competição. Em 2009 o Barcelona bateu o Estudiantes, da Argentina.
Maior goleada
Essa foi a maior goleada de um europeu na final desde o 5 a 1 do Real Madrid sobre o Peñarol, em 1960. A América do Sul amarga um jejum de quatro anos sem títulos mundiais. O último foi justamente o do Inter em 2006. E o placar histórico do confronto marca agora 26 conquistas europeias, contra 25 sul-americanas.
O técnico Muricy Ramalho, do Santos, passou os últimos meses falando da necessidade de atacar o Barcelona. De pressionar os espanhóis.
Mas surpreendeu na escalação do time que iniciou a partida ao barrar Elano, promover o retorno de Léo à lateral esquerda e escalar o Santos com três zagueiros: Edu Dracena, Durval e Bruno Rodrigo.
No primeiro tempo apenas o Barcelona jogou. Messi brilhou, enquanto Neymar foi figura apenas discreta, a não ser pelo cabelo.
Redação Futebol Bauru
18/12/2011.

