Presidente não quer atacante na Seleção Olímpica
Em Zurique, na Suíça, o presidente da CBF, José Maria Marin disse que o atacante Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, não deveria entrar na seleção que vai disputar o torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos, em Londres, na Inglaterra, em julho/agosto.
A convocação da Seleção Brasileira para os próximos jogos amistosos para a composição final da lista da Olimpíada será nesta sexta-feira.
Marin reiterou que pretende ver a lista nesta quarta-feira, 48 horas antes de ser anunciada ao público, pelo técnico Mano Menezes. O presidente afirma que é de sua responsabilidade ainda evitar que o evento seja usado por empresários de jogadores para promover seus atletas e insiste que o objetivo terá de ser o de formar uma equipe de base com “espírito olímpico”.
Marin garante que não quer ter acesso antecipado à lista de jogadores para incluir eventuais protegidos seus na lista de Mano Menezes.
Decepcionou há quatro anos
Para Marin, sua vista ajudaria a evitar “elementos estranhos no grupo”. Em março passado, Mano anunciou uma lista de 52 jogadores que potencialmente poderiam ir a Londres, uma exigência do COI - Comitê Olímpico Internacional.
O jogador do Flamengo aparecia na lista. Há quatro anos, em Pequim, na China, Ronaldinho apostava justamente nos Jogos Olímpicos para relançar seu desempenho, o que não ocorreu.
Assim como para qualquer outro caso que pareça fora de contexto, Marin insiste que a Comissão Técnica terá de dar explicações para justificar se Ronaldinho aparecer na equipe.
Mas deixa claro que, por ele, Ronaldinho “não iria”. Ronaldinho Gaúcho não seria o único visado e o que o presidente tentará é evitar que surpresas acabem ocorrendo, com a inclusão de jogadores desconhecidos e que seriam alvo de pressão de empresários, na esperança de promover certos atletas.
Desconhecidos não
“Todos sabem quem são os melhores”, disse, referindo-se a exemplos como Lucas, do São Paulo, e Leandro Damião, do Internacional.
“Já vimos listas que eu mesmo tinha dificuldade para saber quem era um determinado jogador. A diferença é que eu sou do meio. Conheço todos os detalhes. Não adianta me dizer que esse ou tal jogador está estourando num campeonato totalmente desconhecido. Conheço todos os truques”, avisou.
A próxima convocação promete ser uma das mais importantes na era Mano, pelo menos desde a Copa América. Isso porque o treinador terá a partir do final de maio maior tempo com a equipe.
Os amistosos
No próximo dia 26, em Hamburgo, na Alemanha, a Seleção Brasileira enfrentará a Dinamarca, em jogo amistoso. Logo depois, viajará para enfrentar os Estados Unidos, no dia 30.
Quatro dias depois, ainda jogará contra o México e no dia 9 contra a Argentina. O período com a seleção é considerado como fundamental para preparar o grupo.
Marin insiste que a convocação terá “caráter olímpico”. Ou seja, a lista que o público conhecerá nesta sexta-feira vai ser formada por jogadores que serão testados para serem usados nos Jogos de Londres.
O presidente indicou que quer dos jogadores “quase um espírito amador”. “Não adianta ter só prestígio”. Marin rejeita a tese de que está mudando a forma pela qual a lista é divulgada e insinua que os demais presidentes da CBF também já tinham acesso às listas antes. A diferença, segundo ele, é que nunca admitiram.
Redação Futebol Bauru
08/05/2012.

