Presidente não quer atacante na Seleção Olímpica

08/05/2012Mais Esportes

Em Zurique, na Suíça, o presidente da CBF, José Maria Marin disse que o atacante Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, não deveria entrar na seleção que vai disputar o torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos, em Londres, na Inglaterra, em julho/agosto.

 

A convocação da Seleção Brasileira para os próximos jogos amistosos para a composição final da lista da Olimpíada será nesta sexta-feira.

 

Marin reiterou que pretende ver a lista nesta quarta-feira, 48 horas antes de ser anunciada ao público, pelo técnico Mano Menezes. O presidente afirma que é de sua responsabilidade ainda evitar que o evento seja usado por empresários de jogadores para promover seus atletas e insiste que o objetivo terá de ser o de formar uma equipe de base com “espírito olímpico”.

 

Marin garante que não quer ter acesso antecipado à lista de jogadores para incluir eventuais protegidos seus na lista de Mano Menezes.

 

Decepcionou há quatro anos

Para Marin, sua vista ajudaria a evitar “elementos estranhos no grupo”. Em março passado, Mano anunciou uma lista de 52 jogadores que potencialmente poderiam ir a Londres, uma exigência do COI - Comitê Olímpico Internacional.

 

O jogador do Flamengo aparecia na lista. Há quatro anos, em Pequim, na China, Ronaldinho apostava justamente nos Jogos Olímpicos para relançar seu desempenho, o que não ocorreu.

 

Assim como para qualquer outro caso que pareça fora de contexto, Marin insiste que a Comissão Técnica terá de dar explicações para justificar se Ronaldinho aparecer na equipe.

 

Mas deixa claro que, por ele, Ronaldinho “não iria”. Ronaldinho Gaúcho não seria o único visado e o que o presidente tentará é evitar que surpresas acabem ocorrendo, com a inclusão de jogadores desconhecidos e que seriam alvo de pressão de empresários, na esperança de promover certos atletas.

 

Desconhecidos não

“Todos sabem quem são os melhores”, disse, referindo-se a exemplos como Lucas, do São Paulo, e Leandro Damião, do Internacional.

 

“Já vimos listas que eu mesmo tinha dificuldade para saber quem era um determinado jogador. A diferença é que eu sou do meio. Conheço todos os detalhes. Não adianta me dizer que esse ou tal jogador está estourando num campeonato totalmente desconhecido. Conheço todos os truques”, avisou.

 

A próxima convocação promete ser uma das mais importantes na era Mano, pelo menos desde a Copa América. Isso porque o treinador terá a partir do final de maio maior tempo com a equipe.

 

Os amistosos

No próximo dia 26, em Hamburgo, na Alemanha, a Seleção Brasileira enfrentará a Dinamarca, em jogo amistoso. Logo depois, viajará para enfrentar os Estados Unidos, no dia 30.

 

Quatro dias depois, ainda jogará contra o México e no dia 9 contra a Argentina. O período com a seleção é considerado como fundamental para preparar o grupo.

 

Marin insiste que a convocação terá “caráter olímpico”. Ou seja, a lista que o público conhecerá nesta sexta-feira vai ser formada por jogadores que serão testados para serem usados nos Jogos de Londres.

 

O presidente indicou que quer dos jogadores “quase um espírito amador”. “Não adianta ter só prestígio”. Marin rejeita a tese de que está mudando a forma pela qual a lista é divulgada e insinua que os demais presidentes da CBF também já tinham acesso às listas antes. A diferença, segundo ele, é que nunca admitiram.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

08/05/2012.

Veja Também