Prefeitos de Barueri têm bens bloqueados
A Justiça determinou o bloqueio dos bens de oito pessoas e duas empresas, no valor de R$ 1.300.982,51 reais, devido a suspeita de irregularidades no convênio firmado entre a Prefeitura de Barueri e o Grêmio Barueri Futebol Ltda.
Entre os investigados estão o atual prefeito, Rubens Furlan (PMDB), e seu antecessor, Gil Arantes (DEM). Ex-aliados políticos, os dois negam as irregularidades e mais que isso, as imputam um ao outro.
A ação proposta pelo Ministério Público Estadual aponta indício de uso de verba pública de maneira irregular, principalmente para o pagamento do salário de jogadores, entre 2001 e 2008, ano em que o Grêmio Recreativo Barueri se tornou empresa.
Além do clube, a Grêmio Talentos e Representações Ltda é investigada. A Talentos tem os mesmos seis sócios que comandaram o Grêmio Barueri até maio de 2011 e que também são investigados.
O convênio previa investimento com o futebol profissional e com um projeto chamado Núcleos de Formação Esportiva, para desenvolvimento de atividades escolares em colégios públicos.
A conclusão inicial do TCE foi à de que “houve indevida aplicação de verbas públicas em atividades que teriam cunho lucrativo e próprias de empresas privadas”.
O Ministério Público pede na ação que o dinheiro investido no clube pela Prefeitura entre 2001 e 2008 seja ressarcido ao município e que Furlan perca a função pública e tenha os direitos políticos suspensos. O mesmo pedido não é feito contra Arantes, hoje deputado estadual.
Redação Futebol Bauru
23/05/2012.

