Portuguesa volta a perder na Justiça Desportiva

27/12/2013Mais Esportes

A Portuguesa não conseguiu anular no julgamento, sexta-feira, no Pleno do STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva, segunda e última instância esportiva, a punição da perda de quatro pontos por escalar jogador irregular na última rodada do Campeonato Brasileiro.

 

A Portuguesa perdeu por 8 votos a 0. Antes por 5 a 0 no STJD.

 

A decisão rebaixou o clube à Série B do Campeonato Brasileiro-2014 e manteve o Fluminense na Série A. Na classificação original, a Portuguesa ficou em 12º lugar, com 48 pontos, e o rival em 17º lugar, na zona de rebaixamento, com 46.

 

Dia 16 de dezembro passado, a Portuguesa já havia sido punida pelo STJD, em primeira instância, pela escalação irregular do meia Héverton no empate sem gols com o Grêmio, em 8 de dezembro.

 

Héverton deveria ter cumprido suspensão contra o Grêmio, mas ficou no banco de reservas e entrou no campo aos 32 minutos do segundo tempo. A Portuguesa sempre alegou que não sabia que o jogador estava suspenso e não poderia atuar naquela partida.

 

Justiça Comum

Derrotada pela segunda vez na Justiça Desportiva, a Portuguesa já sinalizou o desejo de procurar a Justiça comum, ou “aconselhar” um ou mais torcedores a fazer o procedimento.

 

Ir até a Fifa e apresentar o problema seria mais uma maneira de tentar evitar a ira da entidade máxima do futebol do que conseguir reverter a punição. Em casos assim, a Fifa costuma manter as decisões dos Tribunais Desportivos locais.

 

A Fifa orienta aos clubes acionarem apenas a Justiça Desportiva, evitando a comum. Há até casos em que a entidade ameaçou de desfiliação as Confederações ou os clubes, como fez com Brasil de Pelotas (RS) e Treze (PB), que acionaram a Justiça no ano passado.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

27/12/2013.

Veja Também