Portuguesa volta a perder na Justiça Desportiva
A Portuguesa não conseguiu anular no julgamento, sexta-feira, no Pleno do STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva, segunda e última instância esportiva, a punição da perda de quatro pontos por escalar jogador irregular na última rodada do Campeonato Brasileiro.
A Portuguesa perdeu por 8 votos a 0. Antes por
A decisão rebaixou o clube à Série B do Campeonato Brasileiro-2014 e manteve o Fluminense na Série A. Na classificação original, a Portuguesa ficou em 12º lugar, com 48 pontos, e o rival em 17º lugar, na zona de rebaixamento, com 46.
Dia 16 de dezembro passado, a Portuguesa já havia sido punida pelo STJD, em primeira instância, pela escalação irregular do meia Héverton no empate sem gols com o Grêmio, em 8 de dezembro.
Héverton deveria ter cumprido suspensão contra o Grêmio, mas ficou no banco de reservas e entrou no campo aos 32 minutos do segundo tempo. A Portuguesa sempre alegou que não sabia que o jogador estava suspenso e não poderia atuar naquela partida.
Justiça Comum
Derrotada pela segunda vez na Justiça Desportiva, a Portuguesa já sinalizou o desejo de procurar a Justiça comum, ou “aconselhar” um ou mais torcedores a fazer o procedimento.
Ir até a Fifa e apresentar o problema seria mais uma maneira de tentar evitar a ira da entidade máxima do futebol do que conseguir reverter a punição. Em casos assim, a Fifa costuma manter as decisões dos Tribunais Desportivos locais.
A Fifa orienta aos clubes acionarem apenas a Justiça Desportiva, evitando a comum. Há até casos em que a entidade ameaçou de desfiliação as Confederações ou os clubes, como fez com Brasil de Pelotas (RS) e Treze (PB), que acionaram a Justiça no ano passado.
Redação Futebol Bauru
27/12/2013.

