Menor assume ter disparado sinalizador
O programa Fantástico, da Rede Globo, localizou o torcedor do Corinthians que teria detonado o sinalizador naval responsável pela morte do torcedor boliviano Kevin Béltran, de 14 anos.
O torcedor H.A.N., 17 anos, membro da torcida organizada Gaviões da Fiel, será apresentado nesta segunda-feira à Justiça por orientação do advogado da torcida.
Sempre ao lado da mãe, o jovem falou com exclusividade ao repórter Valmir Salaro.
3º de 6 filhos
H.A.N é o terceiro dos seis filhos de uma família humilde. Quase quatro dias depois da tragédia na Bolívia, o garoto está novamente ao lado da mãe.
Ele decidiu contar a versão dele para o que aconteceu na noite da última quarta-feira. Como é menor de idade, não pode mostrar o rosto.
Repórter: O que aconteceu?
Jovem: “Bom, naquele exato momento lá que o sinalizador disparou, nós estávamos comemorando o gol. Eu trouxe o sinalizador na minha mochila, estava dentro de uma sacola, eu fui acender, para mim, era como se fosse um igual aos outros”.
Não sabia manusear
“Eu tirei a tampinha em cima, puxei a cordinha embaixo e não aconteceu nada. No momento que eu fui puxar de novo, eu estava manuseando, não sabia como manusear, puxei pela segunda vez e disparou, foi para a torcida boliviana”, declarou.
Repórter: Você fez mira pra atingir a torcida?
Jovem: “Não, não fiz nenhum tipo de mira. Estava apoiado na minha mão assim. Para mim só ia acender e pronto, não sabia que o negócio ia sair voando assim ou algo parecido”.
Gritar assassino
Repórter: Você viu quando acertou no menino?
Jovem: “Não, não. No intervalo do jogo, eu perguntei para os policiais lá se tinha machucado alguém, os policiais falaram que estava tudo bem”.
Mas a torcida adversária indicava que algo grave tinha acontecido.
Jovem: “Começaram a gritar assassino, falou que nós íamos morrer. Eu perguntei para o policial lá, ele falou: ‘Não, está tudo bem e o menino está bem’.
O adolescente conta que esperou a partida terminar.
Minha vida acabou
Jovem: “Quando acabou o jogo, nós fomos embora. Nós fomos lá para fora do estádio, esperamos nosso ônibus chegar e embarcamos no ônibus. Só fui ter certeza que ele morreu no ônibus mesmo, só na volta mesmo, que mostraram lá para mim, começaram a falar, entraram na internet. Depois daquele momento, eu falei: ‘minha vida acabou, o que eu vou fazer?’ Eu matei uma criança de 14 anos de idade”.
Logo depois do jogo, 12 torcedores do Corinthians foram detidos. Mas o jovem que assume ter feito o disparo não estava entre eles.
Redação Futebol Bauru
25/02/2013.

