Jogadores se unem por mudanças no futebol

24/09/2013Mais Esportes

Movimento composto, atualmente, por 75 jogadores profissionais das Séries A e B do Campeonato Brasileiro inicia queda de braço com a CBF para mudar o calendário do futebol nacional, anunciado sexta-feira passada, pela entidade.

 

Nomes como os de Alex, do Coritiba; Rogério, do São Paulo; Paulo André, do Corinthians; Dida, do Grêmio, entre outros, encorpam o grupo.

 

São jogadores de 19 dos 20 clubes da Primeira Divisão, além do Palmeiras e outros clubes da Série B.

 

Insatisfeitos com a proposta da CBF, com início dos campeonatos em 12 de janeiro, os jogadores pretendem se reunir nos próximos dias, em São Paulo, para discutir sugestões de alteração do modelo.

 

Cai muito

O principal argumento de líderes é que a quantidade de jogos do calendário atual faz com que o nível técnico do Brasileiro caia muito.

 

O projeto de mudança que será discutido na Assembleia do movimento, ainda sem nome, prevê a alteração de cinco pontos.

 

O primeiro, claro, se refere ao calendário inchado, no qual os times raramente têm uma semana para descansar.

 

Meio do ano

O movimento indica, então, três propostas de mudança no calendário: uma prevê a adequação ao modelo europeu, com os campeonatos começando no meio do ano, e outras duas tentam mexer no esquema atual, enxugando as datas de jogos.

 

O segundo tema diz respeito ao número máximo de partidas por período. O projeto dos atletas é que os times não joguem mais do que sete partidas a cada 30 dias. Atualmente, acontecem oito ou nove jogos, no período.

 

Tempo para a pré-temporada é outro ponto a ser tratado entre os jogadores e a CBF. Para 2014, por exemplo, os times terão menos de cinco dias para se preparar para o início dos jogos dos principais Campeonatos Estaduais.

 

Férias em dezembro

Isso porque os atletas têm de desfrutar das férias, que devem ser gozadas após o fim do Brasileiro, 8 de dezembro.

 

As férias, aliás, são o quarto ponto a ser discutido. Alguns clubes defendem a divisão do período de descanso entre dezembro e o período de recesso para a Copa-2014.

 

Por fim, o movimento dos jogadores propõe uma espécie de “fair-play financeiro”.

 

A ideia é que os clubes não terminem o ano sem dever a seus jogadores. Para isso, será feita proposta na qual, a cada início de ano, os clubes apresentem o plano financeiro para pagamento de salário e que siga a planilha durante o ano.

 

O movimento quer levar todas essas propostas à CBF, em encontro formal com a cúpula da entidade.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

24/09/2013.

Veja Também