Fifa deve abrir dossiê que complica brasileiros

27/12/2011Mais Esportes

Pouco mais de uma semana após o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, afirmar que medida judicial impedia a divulgação dos documentos do caso ISL, que pode comprometer o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente de honra da própria Fifa, João Havelange, segundo a rede britânica BBC, uma novidade promete agitar o assunto.

 

O jornal suíço Handelszeitung publicou que um tribunal do país rejeitou a ação que bloqueava os documentos. E que, com isso, eles serão abertos em até 30 dias, caso nenhum dos dois dirigentes envolvidos recorra da ação.

 

Os papéis tratam da falência da ISL, ex-parceira de marketing da Fifa, e mostraria que os dirigentes brasileiros receberam US$ 100 milhões de dólares ou R$ 186 mi reais, em subornos.

 

Segundo a BBC, Teixeira e Havelange estão envolvidos no caso, que permanece sob sigilo judicial na Suíça. Por causa de seu teor, poderiam até ser expulsos.

 

O processo judicial de falência da ISL constatou o pagamento de subornos aos dirigentes na década de 1990. Tais informações são mantidas em sigilo por conta de um acordo judicial. Dois dirigentes da Fifa admitiram ter recebido suborno, pagaram multas e foram mantidos anônimos.

 

Após lutar por esse sigilo, o presidente da Fifa, Blatter, mudou de ideia e prometeu divulgar o processo para limpar sua imagem e a da Fifa, mas recuou sob o argumento de que uma liminar foi obtida para impedir a publicação do dossiê.

 

Extraoficialmente, a Fifa atribui essa medida a Havelange e Teixeira.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

27/12/2011.

Veja Também