Em Tóquio, a melhor campanha do Brasil em Jogos Paralímpicos

06/09/2021Mais Esportes

A melhor campanha brasileira em Jogos Paralímpicos aconteceu neste ano, em Tóquio 2020, no Japão. Mas começou a ser gestada há mais de duas décadas, durante o ciclo de preparação para Atenas/2004.

Foi na Grécia, quando surgiu o slogan atual das Paralimpíadas, “espírito em movimento”, que o Brasil despontou como uma das principais forças mundiais, ficando pela primeira vez no top 20 do quadro de medalhas: 14º lugar, e finalmente conquistando mais de dez ouros, chegando a 14 no total.

E agora em Tóquio país mostrou que não parou no tempo nem se acomodou. Segue em movimento e confirmou, neste domingo, último dia dos Jogos, o melhor desempenho de sua história ao conquistar 22 ouros, um a mais do que recorde anterior de 21, de Londres, na Inglaterra, em 2012.

A posição no quadro de medalhas pode até ser igual à de Londres 2012, sétimo lugar, e o número total de pódios empata com a Rio 2016, no Rio de Janeiro, com 72.

Mas além do ouro a mais, saltam aos olhos a renovação da delegação e a diversidade de modalidades medalhadas, além da consistência entre os maiores: o país ficou no top 10 pela quarta edição seguida dos Jogos, e dessa vez com 14 modalidades subindo ao pódio. De brinde, alcançou seu centésimo ouro em Paralimpíadas, chegando a 109. 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

05/09/2021

Veja Também