Deslumbrado, Barude anuncia Bauru, nova sede dos JAI´s
Orgulhoso, o secretário de Esportes, Roger Barude Camargo convence o prefeito a sediar os Jogos Abertos. (Futebol Bauru 18/09/2013).
Orgulhoso, o secretário de Esportes, Roger Barude Camargo convence o prefeito a sediar os Jogos Abertos. (Futebol Bauru 18/09/2013).
O secretário de Esportes, Roger Barude Camargo, anuncia deslumbrado, que a cidade voltará a sediar os Jogos Abertos do Interior, em outubro ou novembro de 2014, como se a competição ainda tivesse o clamor de 40 anos atrás.
Sede em 2012, quando o então secretário de Esportes, José Carlos Batata (PT), investiu, mais de R$ 5 milhões de reais, na construção de pista de atletismo, voltada a competições internacionais, Bauru sediou pela primeira vez os JAI´s em 1956, com a construção do ginásio “Panela de Pressão”.
Caindo fora
Mogi das Cruzes, na região de São Paulo, sede neste ano, chegou a entrar com pedido de desistência, devido à greve no transporte público coletivo. Que levou o “Monstro” às ruas.
Relembre o Monstro nas Ruas, clicando aqui
Cotia, também na região de São Paulo, “pulou fora do barco”.
Alegando dificuldade financeira para abrigar os JAI´s em 2014, Cotia, passou, então, o bastão a Bauru, onde, o “turista”, os nascidos em berço de ouro, imagina tudo funcionar 100%.
Sem esgoto, sem saúde...
O prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) já deve ter tratado 100% do esgoto, realizado saneamento básico e, sobretudo equacionado a saúde.
Não deve haver mais filas, sobram leitos, remédios, médicos, medicamentos e o secretário da pasta não deve ter outro emprego como funcionário do Estado. Dedica-se integralmente à saúde dos bauruenses.
Copa rejeitada
O Futebol Bauru levantou que foi oferecida uma das sub-sede da 45ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, mas não aceita.
Por ter sediado os 76º Jogos Abertos do Interior, em novembro de 2012, Bauru disputou na categoria Primeira Divisão.
Obteve a 11ª colocação com 111 pontos, atrás de Guarulhos, Americana, São José do Rio Preto, Pindamonhangaba, São Bernardo do Campo, Piracicaba, São José dos Campos e São Caetano do Sul.
Basquete, futebol, vôlei
As exceções são o Bauru Basquete, líder do Paulistão; o Preve-Concilig-Semel, líder do Paulista de Vôlei 1ª Divisão Feminino; o Noroeste, disputando a segunda fase do Campeonato Paulista Sub-17, e o FIB, ascensão no futsal.
As demais modalidades sobrevivem (sempre) com chapéu na mão. Esmolando. E querem os JAI´s.
Subsídio às modalidades e taxas de arbitragem aos Campeonatos da LBFA - Liga Bauruense de Futebol Amador de Bauru e aos da Semel - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e, principalmente, ao Fundo Municipal de Esporte, só se pagou a primeira parcela.
Em petição de miséria
As demais estão abertas, sem previsão de pagamento. Os Estádios Distritais estão em “petição de miséria”. Mas, L´argent para os JAI´s irão arrumar.
Já foi
Á época considerada a maior competição poliesportiva da América Latina, hoje os JAI´s não encantam e tampouco atraem público.
Qualquer Canal de TV Fechado exibe exaustivamente até corrida em lama. E tem público. Os tempos mudaram...
Os JAI´s devido ao amadorismo criaram faixas etárias: Sub-18, Sub-20, Sub-21 e categorias Especial, 1ª e 2ª Divisões. E até...
Tempos modernos
Horácio Baby Barioni, criador dos Jogos Abertos, em 1936, na cidade de Monte Alto, deve estar revirando-se na cova, com a heterogeneidade múltiplas de modalidades, sem se esquecer das criadas para exibição.
Os JAI´s, a partir da década de 1980, disputados em única Divisão, atraiam, além do interesse público, espaços na aberta TV Cultura, na Agência Estado, no Jornal O Estado de S. Paulo que deslocavam editores, repórteres.
Levantamento de terra
Com a massificação das modalidades, criando-se, inclusive modalidades extras, tais como ginástica estética, golfe, rueby, stronhman e até levantamento de terra. Pode?
Levaram os JAI´s a perderem credibilidade e, sobretudo popularidade. Ah! Esquecíamos-nos da bocha, biribol, peteca, malha, dama, vôlei-adaptado e cuspe à dstância.
Erlinton Goulart, Futebol Bauru
19/09/2013.
* - Único jornalista de Bauru a cobrir seguidamente os JAI´s de 1970 a 1992.

