Clubes poderão perder pontos se tiver violência
Depois da pancadaria entre torcedores no jogo Atlético Paranaense 5 x 1 Vasco da Gama, domingo, em Joinville (SC), o governo federal, CBF e outras entidades iniciaram discussão de medidas para garantir mais segurança nos estádios e endurecer as punições, incluindo a perda de pontos para os times.
No total, o grupo de trabalho montado estabeleceu nove pontos para discutir e implementar nos próximos meses. Muitas delas, contudo, ficam no campo das “orientações e sugestões” e não há prazo.
Uma das medidas mais polêmicas será discutida pelo STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva e pelo CNE - Conselho Nacional do Esporte, para aumentar a responsabilização dos clubes em episódios de vandalismo.
Segundo o presidente do STJD, Flávio Zveiter, o Tribunal irá propor três medidas: aumento das penas de multa, aumento do número de perdas de mando de campo e até a perda de pontos para casos “gravíssimos”. Zveiter disse que as medidas já podem valer para o campeonato de 2014.
A proposta teve o apoio do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “O clube teme mais perder três pontos do que R$ 3 milhões de reais. A cobrança por três pontos será muito mais dura pela torcida em cima dos dirigentes. O dinheiro ele pode pedir emprestado”, disse.
Na reunião, o governo evitou tratar do episódio de violência entre as torcidas de Atlético Paranaense e Vasco. Mas Aldo Rebelo disse que, se houvesse efetivo policial, todos os presentes poderiam ter sido presos em flagrante.
Estão pautados criação de guia de segurança nos estádios, sugestão aos Estados para a criação de juizados de torcedores, sugestão de criação de delegacias torcedores, nacionalizar e efetivar o cadastro de torcedores impedidos.
Ainda aumentar a responsabilização dos clubes, integração e uso da inteligência policial para prevenir brigas, melhoria de estádios que não são da Copa, criação de uma câmara técnica no Ministério da Justiça sobre intolerância esportiva e encaminhar ao Congresso projeto de lei sobre segurança privada.
Redação Futebol Bauru
12/12/2013.

