Brasileiros na festa de gala da Fifa

09/01/2012Mais Esportes

O argentino Messi, o espanhol Xavi e o português Cristiano Ronaldo serão os protagonistas da festa de gala da Fifa, que será realizada nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça.

 

Os três jogadores concorrem ao posto de melhor jogador do mundo em 2011, prêmio que o Brasil não concorre desde 2007, quando Kaká, então no Milan, da Itália, e atualmente no Real Madrid, da Espanha, venceu.

 

Desde então quem colocou o nome do Brasil em cima do palco da principal premiação da entidade foi Marta, eleita a melhor do mundo nos últimos cinco anos.

 

Porém, devido ao baixo rendimento nesta temporada, a jogadora brasileira não desponta como favorita dessa vez e pode ver sua dinastia cair para a japonesa Homare Sawa ou a norte-americana Abby Wambach.

 

O atacante Neymar, do Santos, desponta então como principal aposta do país para ganhar ao menos um prêmio de consolação. O jogador que estava na relação dos 23 melhores do mundo, vai concorrer ao prêmio de gol mais bonito do ano, marcado em julho passado, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Messi e o inglês Rooney são os outros candidatos.

 

O Brasil pode ter seu nome também na seleção da temporada do prêmio Fifa/FIFPro - Federação Internacional de Jogadores de Futebol Profissionais. Neymar, Daniel Alves, Lúcio, David Luiz, Maicon, Marcelo, Thiago Silva e Kaká estão na disputa.

 

De todo modo, mesmo se não conseguir uma premiação, o Brasil não passará em branco. André, artilheiro da Copa do Mundo de Beach Soccer 2011, com 14 gols, será homenageado como o maior goleador do torneio, disputado em Ravenna, na Itália.

 

Pelé estará em Zurique, na Suíça, como representante do governo brasileiro. Será “embaixador honorário” do país no evento.

 

O atacante Henrique, do São Paulo, campeão do Mundial Sub-20 em 2011, foi convidado pela Fifa e também marcará presença. Foi artilheiro e eleito o melhor jogador do torneio.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

09/01/2012.

Veja Também