Brasileiros na festa de gala da Fifa
O argentino Messi, o espanhol Xavi e o português Cristiano Ronaldo serão os protagonistas da festa de gala da Fifa, que será realizada nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça.
Os três jogadores concorrem ao posto de melhor jogador do mundo em 2011, prêmio que o Brasil não concorre desde 2007, quando Kaká, então no Milan, da Itália, e atualmente no Real Madrid, da Espanha, venceu.
Desde então quem colocou o nome do Brasil em cima do palco da principal premiação da entidade foi Marta, eleita a melhor do mundo nos últimos cinco anos.
Porém, devido ao baixo rendimento nesta temporada, a jogadora brasileira não desponta como favorita dessa vez e pode ver sua dinastia cair para a japonesa Homare Sawa ou a norte-americana Abby Wambach.
O atacante Neymar, do Santos, desponta então como principal aposta do país para ganhar ao menos um prêmio de consolação. O jogador que estava na relação dos 23 melhores do mundo, vai concorrer ao prêmio de gol mais bonito do ano, marcado em julho passado, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Messi e o inglês Rooney são os outros candidatos.
O Brasil pode ter seu nome também na seleção da temporada do prêmio Fifa/FIFPro - Federação Internacional de Jogadores de Futebol Profissionais. Neymar, Daniel Alves, Lúcio, David Luiz, Maicon, Marcelo, Thiago Silva e Kaká estão na disputa.
De todo modo, mesmo se não conseguir uma premiação, o Brasil não passará
Pelé estará em Zurique, na Suíça, como representante do governo brasileiro. Será “embaixador honorário” do país no evento.
O atacante Henrique, do São Paulo, campeão do Mundial Sub-20 em 2011, foi convidado pela Fifa e também marcará presença. Foi artilheiro e eleito o melhor jogador do torneio.
Redação Futebol Bauru
09/01/2012.

