Técnico com os dias contados no Fla em crise

20/01/2012Mais Esportes

O caldeirão borbulhante do Flamengo virou frigideira. E dentro dela está o técnico Vanderlei Luxemburgo. Em crise com o atacante Ronaldinho Gaúcho e sem qualquer respaldo da presidenta Patricia Amorim, o técnico entrou em processo de fritura.

 

Enfraquecido, Luxemburgo perdeu o cabo de guerra com o astro do time e vê sua permanência no comando tornar-se cada vez mais difícil.

 

Ronaldinho e Assis, irmão e empresário do jogador, teriam a garantia da presidenta de que o técnico não continuará no cargo. Ao jogador, a mandatária teria pedido tranquilidade e assegurado que o treinador será demitido após o jogo da próxima quarta-feira, contra o Real Potosí, na Bolívia, pela pré-Libertadores.

 

Pelo telefone

O aviso foi dado em forma de ligação, antes do empate em dois gols, com o Corinthians, em jogo amistoso, em Londrina (PR), enquanto o atacante se preparava para deixar o ônibus que levaria a delegação ao Estádio do Café.

 

Assis ouviu o mesmo, na reunião realizada na Gávea para tratar da crise entre Flamengo e Traffic e dos cinco meses de salários atrasados de Ronaldinho, no valor de R$ 3 milhões 750 mil reais.

 

O choque entre o jogador e Luxemburgo entrou em pauta. O empresário condicionou a permanência de Ronaldinho à saída do técnico. Ou Ronaldinho ou Vanderlei. A presidente garantiu que Luxemburgo sairá.

 

Zagueiro abandonou barco

Vanderlei soube da ligação de Patricia para o jogador e entrou em contato com ela para confirmar. Na sala de embarque do Aeroporto de Guarulhos (SP), ficou uma hora no telefone celular com a mandatária, andou de um lado a outro com ar preocupado e ouviu uma negativa da presidente. Patricia não repetiu o que dissera a Ronaldinho Gaúcho.

 

A história também chegou aos ouvidos do zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo. Contrariado com o atraso no pagamento de R$ 250 mil reais de luvas e irritado com o vice de finanças Michel Levy, o zagueiro decidiu que não compactuaria com a situação.

 

Tomou o caso como mais um motivo para abandonar o barco. Antes da viagem à Bolívia, deixou hotel em que a delegação se concentrava e não voltou mais.

 

Renato Gaúcho, o preferido

Internamente, os nomes de Joel Santana e Renato Gaúcho estão em pauta. O primeiro tem a preferência de Patricia Amorim, enquanto um forte movimento entre os conselheiros do clube fortalece Renato Gaúcho, que já teria sido inclusive sondado.

 

A preferência de Ronaldinho também pesa. O astro da companhia sugeriu Renato, que tentou levá-lo para o Grêmio em 2011.

 

Patricia Amorim manteve longas conversas com dirigentes. E ouviu conselhos sobre a gestão do futebol e ataques a Vanderlei Luxemburgo.

 

Consenso pela saída

Existe um consenso no clube de que, entre o técnico e Ronaldinho Gaúcho, a permanência do ídolo seria mais benéfica do que a do treinador. Além da rixa com o vice-presidente de Finanças, Michel Levy, Luxemburgo está em processo de fritura entre conselheiros e pessoas que têm forte influência no alto escalão.

 

A relação Vanderlei-Diretoria-Ronaldinho começou a azedar de vez durante a pré-temporada do time em Londrina. Depois de Michel Levy ter dito que “um ou dois jogadores marqueteiros estavam fazendo barulho” por conta de luvas e direitos de imagem atrasados, Luxemburgo saiu em defesa do grupo na cobrança pública por salários atrasados.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

20/01/2012.

Veja Também