Suspenso, dirigente da Fifa poderá ser banido do futebol
Jérome Valcke, ex-secretário da Fifa. (Reuters)
O Comitê de Ética da Fifa anunciou que abriu processo contra o francês Jérome Valcke, ex-secretário-geral da entidade, um dia depois de divulgar nova suspensão de 45 dias ao dirigente.
A Câmara de decisão do Comitê, comandada pelo alemão Hans-Joachim Eckert, optou por formalizar a ação depois da conclusão de um relatório da Câmara de investigação sobre a suspeita de envolvimento de Valcke em esquema de corrupção na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Assim como ex-presidente da Uefa - União das Federações Européias de Futebol, o francês Michel Platini e o ex-presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, Valcke havia sido suspenso em outubro passado por causa de investigações sobre envolvimento em esquemas de corrupção.
Porém, em 21 de dezembro, a Fifa anunciou o banimento de Platini e Blatter de qualquer atividade ligada ao futebol durante oito anos, enquanto a situação de Valcke ainda não foi definida.
Valcke está afastado do cargo de secretário-geral da entidade desde setembro, quando tornou-se alvo de investigação do Comitê de Ética.
É acusado de participação em esquema ilegal de venda de ingressos na Copa do Mundo de 2014 e também vem sendo investigado pelo Ministério Público da Suíça.
Sua última aparição oficial pela Fifa foi no sorteio das eliminatórias do Mundial de 2018, no fim de julho, em Zurique, na Suíça.
Redação Futebol Bauru
07/01/2016

