Sem surpresa STJD pune a Portuguesa, que está rebaixada
Por cinco votos a zero o STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva, reunido segunda-feira no Rio de Janeiro, decidiu
No entanto, há o direito de recorrer da decisão em Segunda e última instância. Esse julgamento deverá ser realizado após o Natal, dia 27 de dezembro.
O Campeonato Brasileiro Série A acabou com a Portuguesa em 12º lugar, com 48 pontos. Já o Fluminense terminou com 46 pontos em 17º lugar, o primeiro na área do rebaixamento.
O relator, o carioca Felipe Bevilacqua de Souza, foi favorável à punição pela perda dos quatro pontos dentro do artigo 214 do CBJD - Código Brasileiro de Justiça Desportiva e ainda multa de R$ 1 mil reais. Os quatro demais auditores acompanharam o voto de Souza.
O julgamento realizou-se por causa da escalação do meia Héverton no empate, sem gol, contra o Grêmio, dia 8 passado, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
O atleta da Portuguesa foi expulso contra o Bahia e cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta. Só que recebeu outra punição, em julgamento da 1ª CD - Comissão Disciplinar, sexta-feira anterior ao jogo do Grêmio, no domingo: pegou mais uma partida de suspensão, o que o impediria de atuar.
A Portuguesa sempre alegou que não foi avisada do segundo jogo de suspensão pelo advogado que a representou naquele julgamento, Osvaldo Sestário, que tinha dado entrevistas garantindo que comunicou o clube.
Redação Futebol Bauru
16/12/2013.

