Série B tem cinco times de São Paulo
Disputar O Campeonato Brasileiro Série B já foi como fazer uma viagem por todos os cantos do Brasil, com paradas obrigatórias em ao menos metade dos Estados. Mas não é mais assim.
A competição, que começa com três partidas, tem a menor diversidade Estadual nos últimos 12 anos.
Os 20 clubes representam nove Estados diferentes. Na edição anterior, eram 11. Em 2010, 12. Onze anos atrás, com maior número de participantes, chegaram a ser 16.
Regiões que eram tradicionais no campeonato desapareceram. O Pará está fora desde 2008. Amazonas participou pela última vez em 2006.
Os clubes da periferia do futebol foram substituídos por de centros mais ricos, repetindo fenômeno que havia elitizado o Brasileiro Série A.
São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná são redutos de 13 dos 20 times que buscam quatro vagas na elite em 2013. E que tentam evitar o rebaixamento para a ainda descentralizada Série C.
São Paulo é representado pelo Bragantino, Guaratinguetá, Grêmio Barueri, São Caetano e Guarani.
Redação Futebol Bauru
18/05/2012.

