São Paulo vai devolver Taça das Bolinhas a CEF
Por determinação da Justiça, o São Paulo vai devolver a Taça das Bolinhas para a Caixa Econômica Federal. O diretor jurídico do clube, Kalil Rocha Abdalla, confirmou a informação.
“Vamos devolver atendendo um pedido judicial. O juiz determinou que a gente entregue a taça para a Caixa Econômica e é isso que vamos fazer”, afirmou Abdalla.
“Não foi o Flamengo que ganhou. Vamos deixar a taça nas mãos da Caixa Econômica Federal”, acrescentou em seguida, explicando que o clube carioca não irá receber a taça.
O São Paulo cumpre despacho da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro.
A taça
A Caixa Econômica Federal foi responsável pela criação da Taça das Bolinhas para ser entregue ao clube que fosse campeão brasileiro cinco vezes ou três vezes consecutiva.
A polêmica surgiu no final de 2007. Com o quinto título do Brasileiro conquistado, o São Paulo passou a brigar pela posse da taça enquanto o Flamengo afirmava ser merecedor pelas conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992, embora o de 1987 não fosse reconhecido pela CBF.
Naquele ano, o Nacional foi organizado pelo Clube dos 13 e substituiu o Brasileiro, ganhando o nome de Copa União. Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores dos módulos verde (Flamengo e Internacional) e amarelo (Sport e Guarani) deveriam se enfrentar.
O Sport foi declarado campeão e o Guarani vice porque os integrantes do módulo verde se negaram a jogar o quadrangular decisivo.
Redação Futebol Bauru
04/05/2012.

