São Paulo terá mais uma final da Libertadores

26/05/2012Mais Esportes

Clássicos estaduais nos mata-matas da Libertadores da América é privilégio que só a cidade de São Paulo tem. Corinthians e Santos fazem, a partir de 13 de junho, uma das semifinais, a outra envolve Boca Juniors, da Argentina e Universidad de Chile.

 

Será o sexto clássico paulista na história da competição continental.

 

Nenhum outro Estado brasileiro conseguiu ver dois de seus clubes se enfrentando em duelos de mata-mata. Antes do encontro que vai pôr o Brasil em sua 31ª decisão da Libertadores, Palmeiras e São Paulo, três vezes, e Palmeiras e Corinthians, duas vezes, também já haviam se enfrentado em confrontos que entraram para a história.

 

Teve, ainda, um Palmeiras x São Caetano, em 2001, aumentando para sete o número de encontros locais. Ao todo, foram 38 mata-matas envolvendo brasileiros. E quando se analisa as finais, a soberania paulista é ainda maior.

 

Em mais da metade das decisões com brasileiros, o representante nacional era paulista: em 16 das 31 finais, já contabilizando 2012, estavam lá São Paulo, Palmeiras, Santos ou São Caetano.

 

A Libertadores 2012 também vai consagrar a cidade de São Paulo como um dos principais redutos do torneio. Independentemente de quem avançar, a finalíssima do torneio será na capital, já que o regulamento não permite decisões em estádios cuja capacidade seja inferior a 40 mil torcedores.

 

Ou seja, se o Santos avançar, será obrigado a jogar fora da Vila Belmiro. Ano passado, optou pelo Pacaembu. Será a nona vez que a capital vai abrigar a finalíssima do torneio, recorde no país.

 

O Brasil busca seu 16º título. Das atuais 15 conquistas, sete ficaram em São Paulo. 

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

26/05/2012.

Veja Também