Presidente desabafa: "Brasil não é mais colônia de Portugal"

14/01/2012Mais Esportes

O jogo duro praticado pelo Santos para a liberação do ala-volante Danilo ao Porto, de Portugal, escancarou relação há tempos conturbada dos portugueses com o clube brasileiro. Esse caso é apenas o capítulo final dessa novela, que tem irritado muito o presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro.

 

Nos bastidores, o presidente do Santos adotou postura mais agressiva em relação aos europeus. Chegou até a dizer que “o Brasil não é mais colônia de Portugal” e que por isso as negociações têm de ser feita no mesmo tom, sem ar de superioridade ou ignorância por parte dos portugueses.

 

O que mais revolta o Santos, no caso, é que o Porto tem demorado a honrar seus compromissos. Fato que motivou Luis Álvaro a endurecer na liberação de Danilo. As rusgas entre o Santos e o time português começaram na negociação do lateral-esquerdo Alex Sandro, meio do ano passado.

 

Em agosto, o Porto tinha de pagar ao Santos cerca de 310 mil euros ou R$ 536 mil reais, que ficaram faltando do início da negociação pelo lateral. O depósito não foi feito. Mês a mês, o presidente do Santos entrou em contato com os portugueses, que, segundo o clube brasileiro, não respondiam telefonemas e e-mails.

 

Irritado, Luis Alvaro ameaçou entrar na Fifa para requerer o valor. Assim que essa notícia foi divulgada, no início deste ano, o Porto fez o depósito. Segundo pessoas ligadas ao presidente do Santos, ele comentou no clube que achava estranho um clube do porte do Porto demorar a pagar quantia dessas.

 

Só que esse não foi o único atraso do Porto com o Santos. A negociação por Danilo também teve problemas. O clube português pagaria ao Santos os 13 milhões de euros, R$ 2 milhões e 390 mil reais, em duas parcelas.

 

A primeira foi corretamente depositada. Mas a segunda, com vencimento em 12 de agosto de 2011, caiu apenas no dia 30.

 

Caso não tivesse depositado a segunda parcela no dia 30 de agosto, como foi feito, o Porto teria de pagar uma terceira parcela, no mesmo valor, como multa.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

14/01/2012.

Veja Também