Portuguesa usará CBF como coautora em recurso

18/12/2013Mais Esportes

Após ser punida em primeira instância pelo STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva, a Portuguesa se baseará no “BID da Suspensão”, implementado em 1° de setembro, e colocará a CBF como coautora do erro pela escalação irregular do meia Héverton, segundo o jornal Lance!

 

O “BID da Suspensão”, como é conhecido por advogados e dirigentes de clubes, é acessado apenas pelas agremiações com login e senha. Segundo a reportagem, a CBF orientou por meio de comunicado os clubes a se atualizarem por este sistema.

 

O sistema lista todos os jogadores suspensos por cartões amarelo e vermelho ou por decisões do STJD.

 

Página anexada

A Portuguesa vai anexar a sua defesa a reprodução da página do sistema, dia 6 de fevereiro, dois dias antes do jogo contra o Grêmio, no qual Héverton foi utilizado irregularmente, na qual consta o nome do meia, seguido pela palavra “cumpriu”, ou seja, o atleta estaria em condição regular.

 

O jogador já havia cumprido um jogo de suspensão automática, contra a Ponte Preta, logo após a expulsão diante do Bahia.

 

O clube vai anexar também cópia da página do site da CBF do dia 9, quando a entidade atualizou para informar que o atleta havia sido suspenso por mais um jogo pelo STJD.

 

Outro documento que será apresentado com o recurso é o ofício da CBF informando a entrada em vigor do sistema, a partir de setembro.

 

Julgamento no Pleno

“No julgamento esse documento não foi levado em consideração, até porque os auditores foram ao julgamento com seus votos prontos. Esse documento oficial da CBF, que é liberado por meio desse novo sistema, deu condições de jogo ao Héverton. Tanto que um funcionário da Portuguesa fez a consulta antes e depois do jogo”, afirmou Felipe Ezabella, um dos advogados da Portuguesa.

 

O clube será julgado agora no Pleno, que é a segunda e última instância no STJD. O julgamento será realizado depois de o Natal, possivelmente dia 27 de dezembro.

 

Héverton não poderia ter jogado contra o Grêmio, dia 8 passado, por ter sido suspenso pela segunda partida, dois dias antes, por causa da expulsão diante do Bahia, na 36ª rodada.

 

Perda de pontos

Héverton já tinha ficado fora contra a Ponte Preta, na 37ª. Na 38ª e última rodada, o meia atuou por 13 minutos, entrando no segundo tempo, no empate, sem gol, com o Grêmio.

 

A Portuguesa foi, então, denunciada no STJD e julgada segunda-feira passada. Por 5 a 0, o Tribunal puniu o clube com a perda de quatro pontos.

 

Assim, o clube foi rebaixado para a Série B do Brasileiro. A medida beneficiou o Fluminense que se livrou do rebaixamento.

 

Flamengo punido

O Flamengo também foi punido com a perda de quatro pontos por ter escalado de maneira irregular o lateral esquerdo André Santos na última rodada do Campeonato Brasileiro.

 

O jogador havia sido expulso na final da Copa do Brasil, no jogo contra o Atlético Paranaense, e deveria cumprir dois jogos de suspensão.

 

Mesmo com a punição, o clube carioca ficou fora da zona de rebaixamento.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

18/12/2013.

 

Veja Também