Pelé, em nome do governo brasileiro
Pelo que representa para o futebol, a presença de Pelé na premiação mais importante da modalidade era mais do que esperada. Mas na Kongresshaus, em Zurique, o ex-jogador não era apenas convidado. Era representante do governo brasileiro para a Copa de 2014.
Ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que confirmou viagem ao Brasil, em março, para encontro com a presidenta Dilma Rousseff, Pelé disse que estava trabalhando para melhorar a relação por vezes estremecida entre o governo e a entidade.
“Estou aqui para apagar a fogueira. Vim como voluntário, porque adoro o Brasil. Houve alguns problemas, que sabemos quais são. Problemas de comunicação, talvez um pouco políticos, mas a presidenta Dilma nos deu autorização para conversar com o presidente Blatter e estivemos reunidos com ele para que tudo saia bem. Tenho certeza de que sairá”, afirmou Pelé.
Blatter disse acreditar que as questões ainda pendentes, sobretudo a da Lei Geral da Copa do Mundo, serão resolvidas na sua viagem ao Brasil, mas admitiu que a preocupação persiste.
“A lei não é da Fifa, é uma lei nacional. Vamos ver como podemos fazer. É uma preocupação ainda, mas estou confiante de que encontraremos a solução. Temos programada uma visita oficial à presidenta Dilma Rousseff para ver como podemos finalizar todos os temas que estão em discussão”, afirmou o suíço.
Pelé também aproveitou para elogiar Neymar. Quando dava entrevistas ao lado de Joseph Blatter, na entrada da Kongresshaus, o jogador do Santos passou por eles e foi abraçado por Pelé.
“Muito prazer, sou Pelé”, disse, apertando a mão de Neymar, que caiu na gargalhada.
“É uma honra para nós, brasileiros, ter o Neymar participando de uma festa como essa. O Brasil deve ficar muito feliz, porque esses garotos fazem uma promoção não apenas do futebol, mas do país também”, completou.
Redação Futebol Bauru
10/01/2012.

