Árbitro Fifa recebe mais de 3 mil por jogo

11/01/2012Mais Esportes

A arbitragem brasileira entrou em xeque após o ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca acusar de corrupção Sérgio Corrêa, chefe da comissão de árbitros da CBF, que nega.

 

A polêmica gerou discussão sobre os critérios de escolha dos dez árbitros do país com direito de ostentar no peito o escudo Fifa, com remuneração quase 40% maior que os mais graduados da CBF.

 

Na Série A de 2011, um árbitro com o escudo internacional recebeu R$ 3.150 reais por partida. Já um CBF e aspirante à Fifa ganhou R$ 2.300 reais.

 

Após ser retirado do quadro da Fifa, Fonseca declarou que Corrêa tentou induzi-lo a favorecer o Corinthians. Corrêa afirmou que vai processar o ex-subordinado.

 

Além de ganhar mais, árbitros Fifa podem apitar jogos fora do país e até tentar chegar a uma Copa do Mundo.

 

“É a seleção brasileira dos árbitros”, afirma o ex-árbitro e comentarista Leonardo Gaciba, que pertenceu aos quadros da Fifa de 2005 a 2009.

 

Para ser Fifa, os árbitros passam por exames físicos, prova teórica e prática. Mas o principal critério de escolha é mesmo a indicação da CBF.

 

Sálvio Spínola Fagundes Filho, 42 anos, diz que não consegue explicar sua recente saída do quadro. “Falaram que eu não tenho mais idade para a Copa-14 e minha vaga seria ocupada por um jovem”, disse. Um árbitro Fifa pode apitar até os 45 anos.

 

Fonseca também diz que perdeu o escudo por causa da CBF. Para seus colegas, o fato de as denúncias só terem aparecido após sua saída enfraquece as acusações.

 

“Por que não falou antes? Sair atirando não é uma situação legal”, disse o árbitro Fifa, Evandro Rogério Roman.

 

A CBF também escolhe quem está apto ao sorteio que define os árbitros de cada jogo do Nacional e exclui alguns a seu critério. Diz levar em conta atuações anteriores e o Estado do árbitro e dos times.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

11/01/2012.

Veja Também