Pelé completará 80 anos na sexta-feira

18/10/2020Mais Esportes

Pelé vai completar 80 anos na próxima sexta-feira. O Esporte Espetacular não poderia deixar de homenagear o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Em suas oito estações, o Rei do Futebol viveu de tudo. Três títulos mundiais, mais de mil gols e muitas aventuras fora das quatro linhas.

“Costumo dizer que nem mesmo o Barão do Rio Branco, nenhum chanceler, nem todo o brilhante trabalho de tantas décadas do Itamaraty, ninguém fez tanto pela imagem do Brasil como o Pelé. Você pode falar assim a Bossa Nova. Mas a Bossa Nova foi a criação de muita gente. Tinha o central João Gilberto, mas tinha Menescal, Tom Jobim e vai falando um monte de gente da música brasileira. Não estava tudo concentrado num homem só. Apesar de ser uma estrela de um esporte coletivo. O Pelé era muito maior do que a vida”, disse Pedro Bial, jornalista da TV Globo.

Nascido em Três Corações, no interior de Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento saiu da cidade mineira bem novinho. Partiu para Bauru por conta de oportunidade de trabalho para o pai, seu Dondinho. E foi lá que o menino foi descoberto para o mundo.

“Levavam uma vida de pobreza, difícil. E o melhor momento foi quando pai veio pra Bauru porque tinha arrumado um emprego”, contou Benedito Ruy Barbosa.

Autor de novelas consagradas, como “Sinhá Moça”, “Pantanal” e o “Rei do Gado”, Benedito Rui Barbosa, hoje com 89 anos, viu Pelé nascer para o futebol.

Estava na Vila Belmiro, por exemplo, quando Waldermar de Brito levou o jovem Edson para um teste no clube.

Passou por um, passou por dois, passou por três, não tinha o quarto... Ele fez uma jogada linda. Eu me lembro que antes de terminar a jogada estávamos todos na beira do campo assistindo. Lula (então treinador do time profissional do Santos), o que é isso? O que é isso? E o Waldemar de Brito dando risada”, relembrou Benedito.

Do mesmo jeito que encantou lá no início da carreira, Pelé também chamou a atenção por outros dons fora das quatro linhas.

Ele cantou, compôs, atuou, escreveu... E tudo ao mesmo tempo em que jogava futebol. Em 1969, por exemplo, pouco antes de fazer o milésimo gol, estava contracenando com as atrizes Regina Duarte e Rosamaria Murtinho na novela “Os Estranhos”, da TV Excelsior.

Em 1970, Pelé completava a sua apoteose na seleção brasileira com o título da Copa de 70, disputada no México.

Novelas, músicas, filmes... Pelé fez de tudo até pendurar as chuteiras em 1977, atuando pelo New York Cosmos. E mesmo quarenta anos após ter se aposentado, o Rei continua o seu legado.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

18/10/2020

Veja Também