Pelé completará 80 anos na sexta-feira
Pelé vai completar 80 anos na próxima sexta-feira. O Esporte Espetacular não poderia deixar de homenagear o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Em suas oito estações, o Rei do Futebol viveu de tudo. Três títulos mundiais, mais de mil gols e muitas aventuras fora das quatro linhas.
“Costumo dizer que nem mesmo o Barão do Rio Branco, nenhum chanceler, nem todo o brilhante trabalho de tantas décadas do Itamaraty, ninguém fez tanto pela imagem do Brasil como o Pelé. Você pode falar assim a Bossa Nova. Mas a Bossa Nova foi a criação de muita gente. Tinha o central João Gilberto, mas tinha Menescal, Tom Jobim e vai falando um monte de gente da música brasileira. Não estava tudo concentrado num homem só. Apesar de ser uma estrela de um esporte coletivo. O Pelé era muito maior do que a vida”, disse Pedro Bial, jornalista da TV Globo.
Nascido
“Levavam uma vida de pobreza, difícil. E o melhor momento foi quando pai veio pra Bauru porque tinha arrumado um emprego”, contou Benedito Ruy Barbosa.
Autor de novelas consagradas, como “Sinhá Moça”, “Pantanal” e o “Rei do Gado”, Benedito Rui Barbosa, hoje com 89 anos, viu Pelé nascer para o futebol.
Estava na Vila Belmiro, por exemplo, quando Waldermar de Brito levou o jovem Edson para um teste no clube.
Passou por um, passou por dois, passou por três, não tinha o quarto... Ele fez uma jogada linda. Eu me lembro que antes de terminar a jogada estávamos todos na beira do campo assistindo. Lula (então treinador do time profissional do Santos), o que é isso? O que é isso? E o Waldemar de Brito dando risada”, relembrou Benedito.
Do mesmo jeito que encantou lá no início da carreira, Pelé também chamou a atenção por outros dons fora das quatro linhas.
Ele cantou, compôs, atuou, escreveu... E tudo ao mesmo tempo em que jogava futebol. Em 1969, por exemplo, pouco antes de fazer o milésimo gol, estava contracenando com as atrizes Regina Duarte e Rosamaria Murtinho na novela “Os Estranhos”, da TV Excelsior.
Em 1970, Pelé completava a sua apoteose na seleção brasileira com o título da Copa de 70, disputada no México.
Novelas, músicas, filmes... Pelé fez de tudo até pendurar as chuteiras em 1977, atuando pelo New York Cosmos. E mesmo quarenta anos após ter se aposentado, o Rei continua o seu legado.
Redação Futebol Bauru
18/10/2020

