Neymar conquista prêmio de melhor da América
O atacante Neymar, do Santos, ganhou o prêmio de melhor jogador da América, concedido anualmente pelo jornal uruguaio El País, desde 1986. Em votação feita por 247 jornalistas de 19 países dos continentes americanos, o atacante obteve 130 votos.
Neymar concorria com o chileno Eduardo Vargas, destaque da Universidad do Chile no título da Copa Sul-Americana, que ficou na segunda colocação, somando 70 votos. O terceiro colocado foi o também jogador do Santos, Paulo Henrique Ganso, com 33 votos.
Com 130 votos, Neymar superou a marca do argentino Verón, que venceu a premiação em 2009, com 109 votos.
O jogador do Santos é o quinto brasileiro a conquistar o prêmio de melhor jogador da América. Bebeto (1989), Raí (1992), Cafu (1994) e Romário (2000) foram os outros jogadores do país premiados.
Neste ano, Neymar ajudou a conduzir o Santos ao título do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores da América, além do vice do Mundial de Clubes da Fifa. Também foi o principal destaque da seleção brasileira Sub-20 na conquista do Campeonato Sul-Americano da categoria.
Já Eduardo Vargas, o outro finalista, foi o destaque da campanha da Universidad do Chile na conquista da Copa Sul-Americana. Logo após o título, o jogador foi negociado com o Napoli, da Itália, por US$ 14,8 milhões de dólares, pouco mais de R$ 27 milhões de reais.
Neymar ainda pode faturar mais duas premiações no próximo dia 9. Concorre ao Prêmio Puskas da Fifa de gol mais bonito no ano. O atacante disputa a premiação com o argentino Messi, do Barcelona, da Espanha e com o inglês Rooney, do Manchester United, da Inglaterra.
Neymar também está na seleção ideal do prêmio do jornal El País. A equipe eleita tem Johnny Herrera (Universidad de Chile); Reasco (LDU), Marcos González (Universidad de Chile), Schiavi e Clemente Rodríguez; Arévalo (Tijuana), Paulo Henrique Ganso (Santos) e Riquelme (Boca Júniors); Neymar (Santos), Hernán Barcos (LDU) e Eduardo Vargas (Universidad de Chile).
Redação Futebol Bauru
31/12/2011.

