Há 50 anos Brasil conquistava o bi Mundial de basquete
O ano era 1963 e, até ali, apenas quatro edições do Campeonato Mundial de Basquete tinham sido realizadas, duas delas conquistadas pelo Brasil.
O segundo titulo brasileiro completa 50 anos, dia 25 de maio. Com 85 a 81 no placar diante dos Estados Unidos, o Brasil fazia a festa no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Nos últimos segundos da partida contra os Estados Unidos, através das ondas rádio, Celso Garcia transmitia a emoção nas arquibancadas.
“Bicampeões” gritavam os torcedores, de pé, que podiam ser ouvidos pelos microfones da Rádio Globo. Ao mesmo tempo, o repórter Sérgio Moraes narrava que Vítor cortava a rede de uma das cestas para levar como “souvenir”. O técnico brasileiro também foi ouvido.
“Eu estou emocionado. Uma conquista pelo nosso Brasil, aqui estava a grande potência do mundo e foram derrotados nesta quadra do Maracanãzinho. Viva o Brasil”, vibrava Togo Renan Soares, o Kanela, ao citar o time americano.
Wlamir Marques levantou a taça de campeão do mundo de basquete diante das lentes de muitos fotógrafos, e o repórter Sérgio Moraes destacava a imagem que ia correr o mundo dali em diante.
O Brasil fez seis partida naquela edição do Mundial e venceu todas elas. Primeiro passou por Porto Rico (62 x 55) e depois por Itália (81 x 62), Iugoslávia (90 x 71), França (77 x 63), União Soviética (90 x 79) e por fim o jogo final com os americanos.
O time era formado por: Amaury, Vlamir Marques, Bira, Mosquito, Paulista, Rosa Branca, Jatir, Menon e Fritz.
Redação Futebol Bauru
25/05/2013.

