Fifa retira sede de Mundial por atraso em obras
A Fifa retirou da Costa Rica o direito de organizar o Mundial Feminino Sub-17 em 2014 devido a atrasos nas obras de estádios.
Em abril de 2011, os costa-riquenhos tiveram sua candidatura aprovada para promover a competição, que significava grande projeto esportivo para o pequeno país de 4 milhões e 300 mil de habitantes.
A Fifa, entretanto, alegou não perceber avanços na infraestrutura. Jamais foram iniciadas a construção de um estádio em Jacó e a reforma de outro em Libéria. As demais arenas prometidas para o Mundial já existiam.
O governo federal orçou 3 milhões de dólares para investir no torneio, porém, em 22 de fevereiro passado, a Controladoria Geral da República negou permissão por causa de dívidas da Federação Costa-riquenha de Futebol com órgãos estatais, seguindo assim as leis do país.
O investimento total previsto para a competição chegava a 10 milhões de dólares. A maior parcela do aporte financeiro era oriunda da Federação de futebol e de uma empresa privada que faria o estádio na cidade de Jacó.
O presidente da Federação Costa-riquenha de Futebol, Eduardo Li, afirmou que a decisão da Fifa foi lamentável. Reconheceu parte da culpa no caso, mas criticou o governo e disse que os recursos estatais nunca estiveram disponíveis.
A FIFA anunciou que seu Comitê Executivo analisará possíveis sedes durante reunião em 20 e 21 de março.
Redação Futebol Bauru
28/02/2013.

