Ex-ídolo faz crítica a contratação de Neymar

28/05/2013Mais Esportes

Ex-jogador, ex-técnico e presidente de honra do Barcelona, da Espanha, o holandês Johan Cruyff voltou a criticar a contratação do atacante Neymar, ex-Santos, pelo clube ao dizer que a chegada do brasileiro não indica, necessariamente, que um elenco forte está sendo montado para a próxima temporada.

 

“Criar um time é diferente de contratar um jogador. Por sorte, no sábado as equipes alemãs demonstraram esta mentalidade, de que a equipe é um detalhe importante. Além disso, há muita gente no Barcelona para formar uma equipe”, disse Cruyff em entrevista à Catalunya Rádio.

 

Ao falar especificamente sobre o brasileiro, o ex-técnico da seleção da Catalunha foi cauteloso e afirmou nunca tê-lo visto atuar, apesar de o Barcelona ter vencido o Santos, por 4 a 0, na final do Mundial de Clubes em 2011, no Japão.

 

“Não o vi”

“É preciso esperar para ver como se sai. Necessário? Você pode estar de acordo ou não. Não estamos falando de qualidade futebolística, em absoluto, mas imagino que seja bom. Não o vi, mas se falam tanto assim é porque será bom”, afirmou.

 

Logo após o Mundial de Clubes de 2001, Cruyff disse à TV holandesa Esport3 que “foi um dia histórico porque pela primeira vez alguém deu um banho de bola nos brasileiros”.

 

Cruyff, campeão da Copa dos Campeões como jogador e técnico, comemorou o fato de a competição neste ano não ter sido decidida por uma equipe de propriedade de magnata árabe ou russo.

 

“Sabe de futebol”

“Fica demonstrado com essa final de Champions, de que o dinheiro sempre é secundário e o futebol vem primeiro. Em um clube acontecem muitas coisas e no Bayern quem comanda é gente que sabe de futebol”, assegurou.

 

Nesse sentido, Cruyff voltou a atacar o atual presidente do Barcelona, Sandro Rosell, comparando sua gestão de futebol com a do antecessor Joan Laporta.

 

Segundo o ex-presidente de honra, “tudo o que era executado, era decidido por ex-jogadores, que eram Txiki Begiristain, Frank Rijkaard e eu”, revelou.

 

O holandês ainda falou sobre o tratamento do técnico Tito Vilanova, que tenta se livrar de um câncer: “Tem um problema enorme, que é uma doença, não é muito aconselhável dividir forças. A saúde sempre vem primeiro. Eu o diria: se cure, porque o lugar é seu”, aconselhou.

 

Cruyff afirmou que pediria a um dos ex-técnicos recentes do clube, Josep Guardiola ou Rijkaard, que assumissem o clube até a recuperação definitiva de Vilanova, ao invés de colocar o auxiliar técnico Jordi Roura.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

27/05/2013.

Veja Também