Dos paulistas Santos é o que melhor usa a Copa SP

02/01/2014Mais Esportes

A 45ª Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta sexta-feira com 104 clubes e mais de 2.000 jogadores inscritos, em grande “peneira” que abre o calendário do futebol nacional.

 

A expectativa maior, como de costume, recai sobre os quatro grandes paulistas. Nos últimos cinco anos, em quatro o troféu ficou no Estado.

 

O Corinthians foi campeão duas vezes (2009 e 2012), o São Paulo levou em 2010 e o Santos é o atual detentor do título. Só o Palmeiras não conquistou o torneio, mas tem mostrado evolução. Foi semifinalista este ano e vice no Campeonato Brasileiro da categoria.

 

A torcida quer título, mas o maior objetivo dos clubes é revelar jogadores.

 

E os números comprovam: dentre os quatro paulistas, o Santos é o que mais usa a Copa São Paulo como “laboratório”.

 

Nos últimos três anos, 18 atletas escalados pelo Santos no torneio foram promovidos ao time principal, muitos deles com destaque, como Gustavo Henrique, Alison, Neilton e Geuvânio. Antes disso, o Santos ainda teve jogadores como Neymar, Alan Patrick e André na Copa de 2009.

 

São Paulo sem sucesso

Já o São Paulo, depois do sucesso da geração de 2010, com Lucas e Casemiro, teve poucos garotos promovidos a partir de 2011. Só 11 jogadores que disputaram o torneio nos últimos três anos acabaram sendo aproveitados no time profissional.

 

Alguns se firmaram, como Rodrigo Caio e Ademilson. Mas a maioria teve poucas chances e acabou sendo repassada a outros clubes, como Luiz Eduardo, Henrique Miranda e Dener.

 

O Palmeiras também teve 11 jogadores oriundos da Copa nos últimos três anos serem aproveitados no time de cima.

 

Mas só um conseguiu se firmar como titular, o atacante Vinícius, que disputou o torneio em 2011 e 2013.

 

A maioria teve poucas oportunidades e acabou sendo emprestada para ganhar experiência, como João Denoni, Bruno Dybal e Patrick Vieira.

 

Zagueiro chega à seleção

O Corinthians teve 13 jogadores da Copa que foram promovidos ao time profissional. O zagueiro Marquinhos nem teve tempo para se firmar entre os titulares.

 

Foi negociado com o Roma, da Itália e na sequência com o Paris Saint-Germain, da França em ascensão meteórica que o levou à Seleção Brasileira, com chances reais de disputar a Copa do Mundo.

 

Assim como no São Paulo e no Palmeiras, os garotos do Corinthians também penam para encontrar espaço no time de cima. Dentre os promovidos nos últimos três anos, o lateral-esquerdo Igor foi o único a ter sequência como titular e por conta da lesão de Fábio Santos e da ausência de reserva imediato.

 

Maior campeão da Copinha, o Corinthians inicia a busca pelo seu nono troféu do torneio no próximo domingo, às 19 horas, contra o Tuna Luso (PA), em Limeira.

 

Atual campeão o Santos, também domingo, enfrentará, às 17 horas, o Alecrim (RN), na Vila Belmiro.

 

Sexta-feira, o São Paulo terá jogo internacional, contra o Kashiwa Reysol, do Japão, na Arena Barueri, às 21 horas. Sábado, o Palmeiras enfrentará o Fluminense (BA), às 19 horas, em São Carlos.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

02/01/2014.

Veja Também