Corinthians corre risco de ser excluído da Libertadores

21/02/2013Mais Esportes

A morte do garoto boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, poderá complicar o Corinthians na Copa Libertadores da América, inclusive com exclusão da competição.

 

Esta é uma das sanções previstas no novo Código Disciplinar da Conmebol - Confederação Sul-Americana de Futebol, criado em novembro de 2012.

 

A entidade que cuida do futebol sul-americano ainda não se pronunciou sobre o assunto até agora, mas os dirigentes do Corinthians se dizem tranquilos quanto a qualquer punição possível.

 

A diretoria afirma que o clube não teve culpa na morte de Kevin, atingido por sinalizador que veio da torcida do Corinthians.

 

Em nota oficial, o Corinthians diz: “A direção do Sport Club Corinthians Paulista lamenta profundamente a morte de um torcedor na partida contra o San José na noite da última quarta-feira (20) e se coloca à disposição para ajudar no que for possível, mesmo sabendo que nada apagará a dor causada pelo incidente”.

 

Segundo o artigo 11 do novo Código Disciplinar da Conmebol, que passou a valer nesta edição da Libertadores, o Corinthians poderá sim ser punido por causa da atitude de sua torcida.

 

Também o artigo 18, que cita penalidades, diz que entre as punições estão multa, de no mínimo R$ 200 mil reais, anulação de jogo, perda de pontos e até a exclusão da competição, por exemplo.

 

Em seu site a Conmebol ignorou o acidente no estádio Jesus Bermudez, em Oruro, a 230 km de La Paz, e não citou nada sobre a morte do torcedor do San Jose na matéria do jogo, que acabou empatado em um gol.

 

A polícia boliviana continua investigando e já prendeu 12 torcedores do Corinthians e afirmou que o sinalizador partiu mesmo do local onde se encontravam os corintianos.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

21/02/2013.

Veja Também