CBF dá relógio de R$ 60 mil a dirigentes internacionais
Reportagens de dois jornais europeus, domingo, relatam imbróglio envolvendo CBF e Fifa por brindes oferecidos em nome dos brasileiros a membros do Comitê Executivo da entidade internacional.
A Comissão de Ética da Fifa está investigando o caso, pois o código interno proíbe expressamente a aceitação desse tipo de presentes.
De acordo com o “Welt am Sonntag”, da Alemanha, dezenas de funcionários ganharam relógios avaliados em € 20 mil euros, cerca de R$ 60 mil reais.
Theo Zwanziger, ex-presidente da Federação Alemã de Futebol e Wolfgang Niersbach, atual titular do cargo, confirmaram a informação ao jornal.
“Quando voltei à Alemanha, informei à Comissão de Ética que a CBF tinha me presenteado com um relógio e queria devolvê-lo imediatamente. Antes do congresso da Fifa,
Mandou devolver
Ralf Köttker, diretor de comunicação da Federação Alemã, confirmou que Wolfgang Niersbach também recebeu o relógio, mas não aceitou o presente e o devolveu diretamente à CBF por serviço de entrega.
De acordo com o jornal alemão, os presidentes de todas as 32 Federações participantes, assim como dirigentes da Conmebol - Confederação Sul-Americana de Futebol, ganharam os brindes.
O Sunday Times, da Inglaterra, dá outros detalhes do caso. Afirma que o britânico Jim Boyce, membro do comitê executivo da Fifa, disse que tomou “o choque de sua vida” quando descobriu o relógio no saco de presente em seu quarto no hotel Grand Hyatt.
De acordo com a publicação, Sunil Gulati, dos Estados Unidos; Moya Dodd, da Austrália, e o príncipe Ali bin al-Hussain, da Jordânia, também relataram o recebimento do brinde.
Segundo o jornal inglês, a Fifa se limitou a confirmar em comunicado oficial a “distribuição de relógios comemorativos pela CBF oferecidos por seus patrocinadores para várias pessoas, incluindo um membro do comitê executivo” e que a Comissão de Ética foi informada e está investigando a questão.
Redação Futebol Bauru
14/09/2014.

