Bom Senso F.C. quer CBF na 4ª Divisão
O Bom Senso F.C., movimento que reúne mais de mil jogadores das Série A e B do Campeonato Brasileiro e pede mudanças na organização do futebol no país, divulgou nota na qual afirmou que a decisão do rebaixamento da Série A ter sido definida pelo Tribunal fortalece o grupo em relação à CBF.
“Sem discutir o mérito de quem está certo ou errado, a conclusão final é de que a CBF é que deveria ir para a segunda, terceira, quarta divisão”, escreveu o grupo, que já recebia críticas por meio de redes sociais por não se posicionar sobre o assunto.
Foi a primeira manifestação do movimento sobre a decisão do STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva, de retirar quatro pontos da Portuguesa pela escalação irregular do meia Héverton, na última rodada da Série A, dia 8 de dezembro.
Justiça vira protagonista
A decisão beneficiou o Fluminense, que deixou de ser o 17° colocado e, portanto, não jogará mais a Série B em
“Para ajudar o Bom Senso FC a virar consenso de uma vez por todas, o Campeonato Brasileiro terminou de forma melancólica, dentro do tribunal. A justiça desportiva se torna protagonista e o resultado de campo fica para trás”, escreveu o grupo.
O grupo tem como líderes o zagueiro Paulo André, do Corinthians, os goleiros Dida, do Grêmio, e Rogério Ceni, do São Paulo, e o meia Alex, do Coritiba.
A nota, porém, tem como foco as reivindicações do grupo, que critica medidas sugeridas pelo presidente da CBF, José Maria Marin, como limitar o número de jogos dos atletas por mês. O Bom Senso avalia que é necessário diminuir as partidas dos clubes, não limitar por atletas.
“Somos um grupo democrático, onde todos os envolvidos têm poder de votar, opinar e participar. Sabemos que o senhor José Maria Marin não está acostumado com essa tal democracia e até entendemos que seja difícil se adaptar, faz pouco tempo...”, escreve o Bom Senso. Marin foi governador de São Paulo durante a ditadura militar.
O presidente da CBF está em Marrocos acompanhando o Mundial de Clubes e não se pronunciou.
Redação Futebol Bauru
17/12/2013.

