Basquete perde para desenho animado
A final da quarta edição do NBB - Novo Basquete Brasil, sábado de manhã, derrubou a audiência da Rede Globo. A exibição de São José 62 x 78 Brasília, em Mogi das Cruzes, começou com 5,4 pontos no Ibope e terminou com 4,8.
O líder do horário foi o SBT, que exibia o programa “Sábado Animado”, com desenhos animados como Pernalonga, Papa Léguas e Corrida Maluca, e atingiu entre 7 e 7,6 pontos durante a decisão do título.
Em comparação com o sábado anterior, a audiência da Globo caiu pela metade. No horário das 10 horas, que ocorreu a final do campeonato de basquete, a emissora teve 9,3 e 13,3 pontos, e liderou com sobras.
Cada ponto equivale a 60 domícilios na Grande São Paulo, segundo o Ibope.
Foi à primeira edição do NBB em que a final foi em jogo único, a pedido da Rede Globo para exibir a partida na TV aberta. Até então, a disputa acontecia em série melhor de cinco jogos.
O técnico da Seleção Brasileira, o argentino Rubén Magnano, criticou a opção neste ano.
“Sabemos que esportivamente a final de um campeonato nacional em jogo único não é a melhor opção”, opinou o treinador.
A LNB - Liga Nacional de Basquete, que organiza o Nacional, ainda não decidiu se a próxima temporada do NBB, com início previsto para novembro, repetirá a fórmula da decisão.
O basquete que já chegou a ser o segundo esporte do Brasil, atrás apenas do futebol, hoje é tão somente o quinto, perdendo até para a natação.
Redação Futebol Bauru
05/06/2012.

