Barbosa de volta a seleção de basquete. Reestreia em janeiro no Rio

14/12/2015Mais Esportes

O bauruense Antônio Carlos Barbosa volta à seleção pela terceira vez. (CBB)

O bauruense Antônio Carlos Barbosa volta à seleção pela terceira vez. (CBB)

O bauruense Antônio Carlos Barbosa, 70 anos, conforme informado pelo Futebol Bauru, está de volta ao comando da Seleção Brasileira que disputará em agosto o torneio de basquete feminino dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

 

Barbosa que substituirá Luiz Augusto Zanon, 52 anos, que deixou o cargo sexta-feira passada, reassume pela terceira vez. A última após conquistar a medalha de prata em 2007 nos Jogos Pan-Americanos, do Rio de Janeiro.

 

O treinador comandou a seleção de 1976 a 1984 sendo assistente do então técnico Waldir Pagan, falecido em 2014, nos Jogos Pan-Americanos de Cali, na Colômbia, em 1971.

 

Aliás, Barbosa é recordista em participações em Pan-Americanos com seis edições.

 

Bronze em Sydney

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000, Barbosa vai manter a lista das jogadoras convocadas para o evento-teste, de 15 a 17 de janeiro, no Rio.

 

“O trabalho começa de fato a partir do dia 6 de janeiro, quando as jogadoras se apresentam para o evento-teste. Vou respeitar a convocação feita pelo Zanon. A única questão que precisamos ver é a da Damiris, que está com uma fratura por estresse na perna e não vem jogando”, disse Barbosa ao Globoesporte.

 

Maranhão

O último trabalho de Barbosa como treinador foi no Maranhão Basquete (MA), na temporada de 2013/2014, quando o time maranhense se despediu da LBF - Liga de Basquete Feminino, na quarta colocação.

 

Também comandou Ourinhos na conquista do vice-campeonato da LBF, em 2010/11 e 2011/12.

 

A partir de 2015 se dedicou a ministrar clínicas de basquete em diferentes cidades do país. Barbosa iniciou a carreira no tradicional Instituto de Educação Ernesto Monte, em 1963.

 

Cinco mundiais

“Este é um momento em que a seleção brasileira passa por uma renovação. Dentro de uma Olimpíada, você tem que levar o que tem de melhor. Houve aí um ciclo em que foram bastante trabalhadas jogadoras jovens em Campeonatos Sul-Americanos e no Mundial. E agora teremos um tempo de avaliação para vermos quem defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio”, afirmou.

 

Na bagagem duas participações em Olimpíadas, 2000 em Sydney e 2004 em Atenas, na Grécia e em cinco Mundiais: Coreia do Sul em 1979; Brasil em 1983/2006; Alemanha, em 1998 e China, em 2002.

 

Erlinton Goulart, Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

14/12/2015


Veja Também