Argentina e Uruguai querem Copa do Mundo em 2030
Argentina e Uruguai querem apresentar andidatura única para sediar a Copa do Mundo de 2030.
Os presidentes Mauricio Macri e Tabaré Vázquez, da Argentina e do Uruguai, respectivamente, se reuniram perto de Colonia del Sacramento, no Uruguai e anunciaram que pretendem se preparar com antecedência para apresentar a candidatura para o Mundial.
A motivação é que, em 2030, completam-se 100 anos da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no Uruguai. A Argentina sediou o evento em 1978, quando foi campeã ao vencer a seleção da Holanda na final.
A conversa entre Macri e Tabaré quebrou anos de gelo na relação dos dois vizinhos, nascida com a divergência sobre a instalação de papeleiras na margem uruguaia do Rio da Prata.
Em
O Uruguai, por sua vez, recorreu ao Mercosul e também à corte de Haia, questionando o vizinho pelo fechamento de uma ponte que liga os dois países, ocorrida em represália à instalação da papeleira.
A corte determinou que os dois países criassem um comitê para monitorar a poluição no Rio da Prata, mas não impôs sanções a nenhum dos dois lados. Desde então, a relação esfriou.
Redação Futebol Bauru
08/01/2016

