Agente de ex-goleiro da Seleção é multado pela Fifa
O Comitê Disciplinar da Fifa considerou o brasileiro Renato de Moura Ricardo culpado por violação do artigo 19, parágrafo 4º, do Regulamento de Agentes de Jogadores da FIFA, que cita sobre pagamento do agente por parte do jogador, e do ponto 3 do Código de Conduta Profissional, sobre clareza nas negociações entre agente e jogador.
O caso foi encaminhado pela Federação Inglesa de Futebol à Fifa em junho de 2011 e está relacionado à transferência do goleiro Gomes, reserva da Seleção Brasileira na Copa-2010, na África do Sul, do PSV Eindhoven, da Holanda, para o Tottenham Hotspur, da Inglaterra, em julho de 2008.
O agente brasileiro foi condenado a pagar multa de 7 mil francos suíços, cerca de R$ 15 mil reais e as custas do processo.
Ricardo recebeu ainda advertência em conformidade com os artigos 10 a) e 13 do Código Disciplinar da Fifa. Também foi informado de que nova violação do Regulamento de Agentes de Jogadores resultará em punições mais severas.
Reserva da Seleção Brasileira, o goleiro Gomes acertou no fim de janeiro sua transferência para o Hoffenheim, da Alemanha. O jogador foi contratado pelo clube alemão por empréstimo de cinco meses.
Gomes foi revelado pelo Cruzeiro e chegou ao Tottenham em julho de 2008. Após boas atuações, foi encostado e teve poucas oportunidades nas duas últimas temporadas.
Apesar do empréstimo ao Hoffenheim, Gomes não deverá retornar ao Tottenham, com tem contrato até dezembro próximo.
Redação Futebol Bauru
11/02/2013.

