Fifa cobra Conmebol e Libertadores fica ameaçada

26/08/2015Mais Esportes

A Fifa obrigará até o fim de 2016 que todas as Confederações tenham regras rígidas para os seus clubes filiados participarem de qualquer torneio continental, o chamado licenciamento.

 

Quatro das seis Confederações já publicaram suas regras de licença. Entre as duas que ainda não fizeram, e já foram cobradas pela Fifa, está a Conmebol - Confederação Sul-Americana de Futebol e a OFC, da Oceania.

 

A Fifa espera que as Confederações exijam de seus clubes para participar de seus torneios, com relação a questões financeiras (não ter dívidas, por exemplo), esportivas (formação de base), de infraestrutura (ter centro de treinamento), de cuidado com o departamento técnico (ter médicos) e legal (respeito aos estatutos).

 

A avaliação, porém, é que a Conmebol não conseguirá seguir as regras rígidas exigidas com o risco de muitos clubes serem proibidos de participar da Libertadores e Sul-Americana.

 

A Conmebol realizou diversas reuniões desde maio, quando estouraram as denúncias de corrupção no futebol que levaram à prisão dirigentes da entidade, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, 83 anos.

 

Um dos temas discutidos foi tentar antecipar a criação do licenciamento como maneira de melhorar a imagem da Confederação com a opinião pública. Por enquanto, porém, não há data para que isso aconteça.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

26/08/2015

Veja Também