TVs disputam Brasileiro na TV Fechada
A disputa entre TV Globo e Esporte Interativo pelos direitos do Campeonato Brasileiro pode gerar imbróglio jurídico que deixe sem transmissão na TV Fechada alguns jogos do campeonato a partir de 2019.
Isso ocorrerá caso cada emissora acerte com bloco de clubes. Cenário bem possível no momento, segundo o blog do Rodrigo, no UOL. Na TV aberta, no momento, não há interesse de nenhuma emissora.
A Globo já fechou com dez times, segundo informou alguns dirigentes. Corinthians, Vasco da Gama e Botafogo são alguns deles.
O Esporte Interativo negocia com grupo que tem entre sete e dez clubes, incluindo Grêmio, Internacional, Santos, Fluminense, entre outros. Sua proposta é bem mais vantajosa financeiramente.
Pela Lei Pelé, artigo 42, os direitos de transmissão pertencem as entidades de práticas desportivas (clubes). Na prática, os dois times envolvidos têm o direito sobre uma partida.
Se um deles não der autorização para transmissão, essa não pode passar na TV Fechada. Todos os dirigentes de clubes ouvidos pelo blog deram essa mesma versão para a interpretação da lei.
Assim, o Esporte Interativo precisa fechar com bloco de clubes, ainda que os contratos sejam individuais. Assim, teria direito a um pacote de jogos realizados entre esses times para exibir. Ao mesmo tempo, o Sportv teria outro bloco de jogos.
Seria necessário acordo entre as duas emissoras para que houvesse transmissão em TV fechada das partidas entre times dos dois lados.
Redação Futebol Bauru
11/01/2016

