Título e feriado Nacional
A seleção da Malásia conquistou o título da Copa AFF Suzuki pela primeira vez e o Governo decretou feriado nacional, depois de a seleção levantar a taça mesmo com a derrota por 2 a 1 para a Indonésia, em Jacarta. No jogo de ida, em Kuala Lumpur, na Malásia, vitória da Malásia por 3 a 0.
Porém, a comemoração da vitória rara no futebol asiático aconteceu após uma final controversa que testou as relações entre os dois países arquirrivais.
Depois da partida, os jogadores malaios disseram que o ambiente que precedeu o jogo em Jacarta foi “como uma guerra”. “Fomos para o estádio em veículos blindados”, disse o capitão do time malaio, Safiq Rahim, segundo a mídia malaia.
O primeiro jogo da decisão foi prejudicado por acusações de que torcedores malaios teriam usado canetas a laser para projetar raios nos olhos dos jogadores da Indonésia, distraindo-os em momentos importantes do confronto. Em dado momento, os atletas visitantes abandonaram o campo em protesto.
Malásia e Indonésia são países vizinhos e rivais regionais de longa data que já se desentenderam em torno de várias questões, entre elas fronteiras marítimas e legado cultural.
Mas, o futebol tem torcedores fanáticos nos dois países. Cerca de 85 mil torcedores assistiram à primeira partida da final do torneio no estádio nacional de Kuala Lumpur, e um número semelhante acompanhou a partida em Jacarta.
O torneio acontece a cada dois anos e envolve dez equipes da Associação de Nações do Sudeste Asiático.
Redação Futebol Bauru
30/12/2010.
Veja Também
-
Noroeste arranca empate no Rio e decidirá classificação em Bauru
Na fase de grupos o Noroeste alcançou à vice-liderança com 15 pontos, avançando no campeonato. (Assessoria de Comunicação ECN/Arquivo)
-
Se eliminar time carioca, Noroeste garante vaga em 2027 e pegará gaúcho ou catarinense
Na fase de grupos Noroeste teve menos de 5 mil 300 pagantes nos jogos em Bauru. (Assessoria de Comunicação ECN/Arquivo)
-
Noroeste vence, garante a vice-liderança e pegará time carioca na 2ª fase da Série D
Nos acréscimos o Noroesdte derrotou o Sampaio Corrêa (RJ) e garantiu a vice-liderança no Grupo.
-
Noroeste se transformou: da penúltima colocação à vice-liderança
Noroeste largou na frente, mas nos acréscimos, cedeu empate ao XV em Piracicaba. (Assessoria de Comunicação ECN 30/05/2026)

