Seleção do Catar se retira dos Jogos após proibição

24/09/2014Mais Esportes

A seleção feminina de basquete do Catar se retirou de quadra antes do início da partida contra a Mongólia, pelos Jogos Asiáticos, na Coreia do Sul.

 

O motivo foi a impossibilidade de jogar com o hijab, acessório que cobre a cabeça das jogadoras.

 

 

Segundo Anna Jihyun You, membro do Comitê Organizador, os árbitros não receberam instruções para permitir que as jogadoras atuassem com hijab. Segundo You, o uso de chapéus, acessórios de cabelo e joias é absolutamente proibido. 

 

O chefe de missão do Catar, Khalil Al Jabir, reclamou da atitude dos juízes.

 

“Só viemos até aqui, é porque achávamos que poderíamos jogar com hijab. Ninguém nos disse que não seria permitido. Esperamos esclarecimentos”, desabafou o dirigente.

 

Os Jogos Asiáticos reúnem quase 10 mil atletas de 45 países em mais de 35 modalidades. Em esportes como badminton, tiro e atletismo, as atletas do Catar puderam entrar em ação com o hijab na cabeça.

 

Porém, cada Federação rege sua modalidade e algumas entidades realmente não permitem o uso de acessórios.

 

A Fiba - Federação Internacional de Basquete afirmou que está lançando, em forma experimental, regulamento que permite o uso de acessórios na cabeça. Porém, essa regra só é permitida em competições nacionais.

 

Revisão completa em 2016 irá decidir se vai ocorrer mudança de regra permanente após os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

23/09/2014.

Veja Também