Santos tem estádio penhorado por dívida com Pelé
Pelé assinou contrato longo com o Santos, em 2013. (Marcos Riboli/Globoesporte)
Pelé assinou contrato longo com o Santos, em 2013. (Marcos Riboli/Globoesporte)
A Sport 10 Licenciamentos do Brasil, empresa que explora a imagem de Pelé no país, conseguiu penhorar a o estádio Vila Belmiro, do Santos, como garantia para o pagamento de dívida de R$ 2.348.483,80 que o clube tem com o maior ídolo, em todos os tempos.
O Santos tem contrato, desde abril de 2013, com a empresa para a utilização do ex-atleta em ações de marketing em documento assinado ainda na gestão de Odílio Rodrigues. Em 2014, o acordo foi renovado e ampliado por 50 anos. Pelé completou 75 anos em outubro passado.
A execução, que tramita na 16ª Vara Cível de São Paulo, cobra o pagamento de uma parcela de US$ 250 mil dólares ou R$ 970 mil reais, e outras quatro de US$ 100 mil dólares ou R$ 388 mil reais.
Vencida
A primeira parcela está vencida desde julho do ano passado, as demais entre junho e setembro de 2015.
O presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, minimizou a cobrança.
“É um assunto que está sendo resolvido no jurídico. É algo mais ou menos normal, não dou muita importância. A penhora é apenas uma garantia”, disse ao Globoesporte.
O dirigente, porém, não garantiu solução amigável para a disputa. Classificou o acordo como “danoso” ao Santos.
O acerto estima que Pelé faça quatro aparições pessoais em 2015 e 2016, por US$ 500 mil dólares ou R$ 1 milhão 940 mil reais, por ano.
Despesas pelo Santos
Entre 2017 e 2019, são duas aparições por US$ 400 mil dólares, ou R$ 1 milhão 552 mil reais, anuais. A partir de 2020, o documento não prevê aparições, mas a cobrança continua: US$ 300 mil dólares ou R$ 1 milhão 164 mil reais, por ano.
Pelé tem direito a dois acompanhantes a cada aparição ou sessão de fotos prevista, sempre com passagens de primeira classe e hospedagem em hotéis cinco estrelas, despesas pagas pelo clube.
Redação Futebol Bauru
15/12/2015

