O agora ex-goleiro segura o choro em coletiva

11/01/2012Mais Esportes

“Toma distância Marcelinho para a cobrança. Ele bate muito bem. Autorizado. Foi para a bola, bateu... Defendeu Marcos!”.

 

Assim, com a narração daquela que é a sua maior defesa com a camisa do Palmeiras, na semifinal da Libertadores de 2000, contra o Corinthians, que Marcos, 38 anos apareceu na coletiva para anunciar que estava se despedindo dos gramados.

 

Mas quem falou primeiro foi o presidente do clube, Arnaldo Tirone. “Pego de surpresa” pelo anúncio, já oficializado há uma semana, Tirone parecia ainda atordoado, tanto que soltou um “boa noite” na sua primeira intervenção.

 

Depois, mais calmo, o presidente do Palmeiras disse que não considera que Marcos tenha se aposentado.

 

“Fico emocionado. Triste, porque não esperava. Ele não vai se aposentar. Ele vai continuar junto conosco, o Palmeiras precisa de ajuda de todos. Imagina abrir mão dessa ajuda. Estamos começando um novo projeto para o Marcos”, afirmou.

 

Entre os projetos estão um hotsite na página do Palmeiras na internet, uma biografia e os dois itens mais esperados: um busto do goleiro na Nova Arena Palestra Itália e a eternização da camisa 12, número que o atleta utilizava em campo.

 

O agora ex-jogador se esforçou para não chorar. E quase conseguiu. Só não resistiu quando foi questionado sobre o pai, já falecido. No resto do tempo, brincou com jornalistas, riu do “padre”.

 

Pergunta para a minha mulher

O “padre” distribuiu santinhos com os “12 mandamentos de São Marcos”, e convocando todos os palmeirenses para a procissão de “canonização do santo”, que vai ocorrer no próximo sábado, às 11 horas, e sairá da frente do Palestra Itália.

 

Mas até nessa hora Marcos fez troça. “Pergunta para minha mulher se eu tenho que ser canonizado para você ver (risos)”, disse, apontando para a mulher, Sônia, que estava ao lado do palco com a filha do casal, Ana Júlia, de oito anos.

 

O evento também foi marcado pelo desprendimento de alguns jornalistas, que aproveitaram a ocasião para revelar muito mais que a admiração pelo profissional Marcos e deixaram claro que torciam fervorosamente pelo Palmeiras.

 

Enquanto isso, no telão, imagens com defesas diversas de Marcos era repetidas diversas vezes. Mas, curiosamente, na hora de eleger um grande momento da sua carreira, Marcos não optou por uma defesa.

 

Pênalti para fora

“A maior alegria que eu tive foi uma bola que eu não peguei, que foi a bola do Zapata. Naquela hora, que eu caí para o canto e vi que o pênalti foi para fora.... Foi muita alegria. Se eu não soubesse da altura do poço do Parque Antarctica, teria pulado de cabeça lá”, disse, sobre o pênalti que deu ao Palmeiras o seu maior título, da Libertadores de 1999, quando o então goleiro foi eleito o melhor da competição.

 

Sobre à época da Copa do Mundo, quando foi um dos destaques da conquista do penta em 2002, revelou que não queria ser titular.

 

“Eu cheguei a pedir para o Felipão me tirar. Disse que o Rogério e o Dida estavam bem melhores, o pessoal pegando no meu pé. Mas ele disse para eu ficar tranqüilo”, afirmou.

 

Marcos aproveitou para falar sobre a nova carreira e mostrou alguns patrocinadores pessoais.

 

“Na época como jogador, fiz pouco evento de marketing. Me dediquei à minha profissão. Agora já falei para o Juan (Rafael, que passa a cuidar da carreira) se precisar chorar em velório, bater palma em aniversário, qualquer coisa, vamos fazer. Nesse primeiro momento, quero dar uma sossegada. Ganhei muitas coisas, mas usufrui pouco”, comentou, lembrando das férias de dois meses a que tem direito.

 

Até sobre aquela que é a falha mais dolorosa desses 20 anos ele falou.

 

“A minha maior tristeza foi a final do Mundial (em 1999, contra o Manchester United). Eu fiquei torcendo para os caras empataram lá na frente. Ia me consagrar, estava em uma fase muito boa. E os caras tinham Giggs, Beckham, ia deitar o cabelo. Mas não deu”, disse, finalizando, além de uma carreira de glórias em campo, uma carreira de ótimas declarações.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

11/01/2012.

Veja Também