Maranhão terá time forte, graças aos Sarney
O empresário Fernando Sarney, 56 anos, filho do presidente do Senado, José Sarney, 81 anos, montou uma equipe estrelada para representar o Maranhão na próxima edição da LBF – Liga de Basquete Feminino.
A competição reunirá nove equipes a partir de 10 de dezembro. Mas o Maranhão Basquete, como será chamado a equipe de Sarney, só estreará em 5 de janeiro, quando a competição estará na quinta rodada do 1º turno.
Fernando Sarney não possui cargo específico na equipe. Mas é dele a responsabilidade de arregimentar financiadores para a agremiação.
Dinheiro não falta
Um dos patrocinadores deve ser a OGX. A empresa de Eike Batista aumentou recentemente sua atuação no Maranhão quando, em setembro passado, adquiriu novo bloco terrestre de exploração de petróleo no interior do Estado.
O governo maranhense também deve contribuir. Roseana Sarney, 58 anos, governadora do Estado, irmã mais velha de Fernando, deverá empenhar verba pública para expor a marca de seu governo no uniforme da equipe e nas placas de publicidade do ginásio Castelinho.
90 mil por três meses
A principal estrela da equipe é a ala armadora Iziane que nasceu em São Luís há 29 anos e não participa de uma competição nacional no Brasil desde 2001, quando defendeu o extinto BCN Osasco.
Iziane é uma das principais jogadoras da seleção brasileira atual e tem vaga cativa na equipe que vai a Londres-2012. Neste ano, foi vice-campeã da WNBA, dos Estados Unidos, pelo Atlanta Dream.
A ala armadora embolsou mais de R$ 90 mil reais pelos três meses de contrato. Só que a quase 15 dias da rodada de abertura da LBF, a equipe ainda não existe de fato.
Ainda sem treinos
O técnico Betinho Lima não conseguiu realizar nem um treino sequer com o elenco completo. A pivô americana Crystal Kelly e a ala armadora mexicana Brisa Silva são aguardadas ainda nesta semana em São Luís. Assim como a pivô Cíntia Tuiú.
A previsão é que a equipe seja apresentada oficialmente, com patrocinadores e jogadoras, dentro de até 10 dias. Segundo o presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi, o Maranhão não está recebendo regalias da Liga porque as oito equipes concordaram em adiar a estreia do Maranhão.
A Liga feminina deveria começar em novembro, como ocorreu na última edição, mas Márcio Cattaruzzi, da LBF, afirmou que o Pan de Guadalajara, em outubro, forçou o adiamento em um mês.
Redação Futebol Bauru
22/11/2011.

