LNB quer final em ginásio com mínimo 10 mil lugares
A LNB - Liga Nacional de Basquete deverá incluir no regulamento da próxima edição do NBB - Novo Basquete Brasil, a partir de novembro, que a final do campeonato seja em ginásio com capacidade mínima para 10 mil espectadores.
Atualmente, a LNB exige que o palco da final comporte, pelo menos, 4.000 pessoas.
Brasília conquistou seu terceiro título seguido, ao vencer o São José por 78 a 62 diante de aproximadamente 4.500 torcedores, no ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes. O local tinha capacidade para cerca de 5.000 espectadores.
O campeonato deste ano se encerrou em Mogi, cidade que não teve representante no NBB, por atraso da LNB em reservar o ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para a decisão.
Ibirapuera reservado
O regulamento previa que o finalista mais bem colocado na fase de classificação poderia escolher um entre sete ginásios, de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais ou Brasília.
Quando os playoffs começaram, em abril, e o São José, líder da 1ª fase, escolheu o Ibirapuera para jogar a decisão, a arena já estava reservada para apresentação do violinista holandês André Rieu e a Orquestra Johann Strauss.
A nova regra pode prejudicar os clubes do interior paulista, que representaram 40% dos participantes do NBB.
O ginásio Pedrocão, em Franca, por exemplo, tem capacidade para pouco mais de 6.000 espectadores e o ginásio “Panela de Pressão”, onde o Bauru Basquete manda os jogos tem capacidade para 3 mil pessoas.
Redação Futebol Bauru
04/06/2012.

