Justiça Federal condena o Corinthians
A juíza federal Maria Isabel Pezzi Klein, da 3ª Vara Federal de Porto Alegre (RS), determinou que a construtora Odebrecht, o Corinthians, o ex-presidente da CEF - Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda e a Sociedade de Propósito Específico Arena Itaquera S.A devolvam R$ 400 milhões de reais ao banco estatal.
Da decisão, cabe recurso, e o Corinthians já informou que vai recorrer.
A ação foi movida em 2013 pelo advogado gaúcho Antônio Pani Beiriz, o mesmo que em 2012 tentou impedir na Justiça a Caixa de patrocinar o Corinthians.
Beiriz questiona a legalidade do financiamento da Arena. Para o advogado, o negócio seria lesivo ao patrimônio público.
Segundo Beiriz, a decisão do banco estatal teria sido tomada sob influência política, já que teria ocorrido fora do prazo previsto, por agente financeiro que não era o inicialmente autorizado, o Banco do Brasil, e sem a exigência de sólidas garantias de que o empréstimo seria pago.
Em sua decisão, a juíza Maria Isabel apontou irregularidades no financiamento e chamou a atenção para o fato de o empréstimo de R$ 400 milhões de reais ter sido concedido a uma empresa, a SPE Arena Itaquera S.A. cujo capital social estimado, na época, era de mil reais.
Redação Futebol Bauru
15/02/2018

