Ex-presidente da Conmebol cita subornos as Confederações
Angel María Vilar, 65 anos
Angel María Vilar, 65 anos
O uruguaio Eugenio Figueredo, 83 anos, ex-presidente da Conmebol - Confederação Sul-Americana e Futebol e ex-vice-presidente da Fifa, depôs à Justiça do Uruguai, para onde foi extraditado após sete meses preso em Zurique na Suíça.
De acordo com o depoimento de Figueredo, os presidentes de todas as dez Federações nacionais que compõem a Conmebol também receberam subornos das empresas Traffic, Full Play, Torneos e Datisa, cita Bastidores FC.
Figueredo entrou para o Comitê Executivo da Conmebol em 1993 e virou presidente da entidade em 2013, ao suceder Nicolas Leoz.
Um ano depois, virou vice-presidente da Fifa e foi substituído na Confederação continental por Juan Angel Napout. Hoje, os três estão presos: Leoz, em Assunção, no Paraguai; Napout
Ameaças
Figueredo também fez acusações pesadas contra Gorka Villar, diretor geral da Conmebol e filho do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Angel María Villar.
Segundo Figueredo, Gorka “ameaçou e extorquiu” clubes uruguaios que entraram na Justiça daquele país contra a Conmebol.
Em 2013, times do Uruguai acusaram a Conmebol de recusar ofertas melhores pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores, e assim, lesar os clubes.
Villar teria então ameaçado os clubes com a exclusão do torneio caso não retirassem a ação. Os clubes cederam e o Sindicato dos Jogadores do Uruguai foi o único a manter as acusações.
Agora o procurador Juan Gomez, que investiga o caso no Uruguai, convocou Gorka Villar para depor em fevereiro sobre ameaças aos clubes.
Redação Futebol Bauru
29/12/2015

