Ex-presidente da Conmebol cita subornos as Confederações

29/12/2015Mais Esportes

Angel María Vilar, 65 anos

Angel María Vilar, 65 anos

O uruguaio Eugenio Figueredo, 83 anos, ex-presidente da Conmebol - Confederação Sul-Americana e Futebol e ex-vice-presidente da Fifa, depôs à Justiça do Uruguai, para onde foi extraditado após sete meses preso em Zurique na Suíça.

 

De acordo com o depoimento de Figueredo, os presidentes de todas as dez Federações nacionais que compõem a Conmebol também receberam subornos das empresas Traffic, Full Play, Torneos e Datisa, cita Bastidores FC.

 

Figueredo entrou para o Comitê Executivo da Conmebol em 1993 e virou presidente da entidade em 2013, ao suceder Nicolas Leoz.

 

Um ano depois, virou vice-presidente da Fifa e foi substituído na Confederação continental por Juan Angel Napout. Hoje, os três estão presos: Leoz, em Assunção, no Paraguai; Napout em Nova York, nos Estados Unidos e Figueredo, em Montevidéu, no Uruguai.

 

Ameaças

Figueredo também fez acusações pesadas contra Gorka Villar, diretor geral da Conmebol e filho do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Angel María Villar.

 

Segundo Figueredo, Gorka “ameaçou e extorquiu” clubes uruguaios que entraram na Justiça daquele país contra a Conmebol.

 

Em 2013, times do Uruguai acusaram a Conmebol de recusar ofertas melhores pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores, e assim, lesar os clubes.

 

Villar teria então ameaçado os clubes com a exclusão do torneio caso não retirassem a ação. Os clubes cederam e o Sindicato dos Jogadores do Uruguai foi o único a manter as acusações.

 

Agora o procurador Juan Gomez, que investiga o caso no Uruguai, convocou Gorka Villar para depor em fevereiro sobre ameaças aos clubes.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

29/12/2015


Veja Também