Concessionária quer devolver Maracanã ao Estado

26/12/2015Mais Esportes

Prevista para durar 35 anos, a concessão do estádio do Maracanã para a iniciativa privada pode acabar com menos de 10% do prazo transcorrido.

 

Apresentando sucessivos déficits operacionais, a concessionária que administra o estádio desde 2013 cogita devolver o Maracanã para o governo do Estado do Rio nos próximos meses.

 

E a concessionária estaria disposta até mesmo a pagar a multa prevista em contrato. O problema é que a administração do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que enfrenta grave crise financeira em função da queda dos royalties de petróleo e de ICMS, não tem o menor interesse em retomar o controle do estádio.

 

No balanço financeiro de 2013, a Concessionária Maracanã, formada pela empreiteira Odebrecht, que detém 95% dos ativos, e pela norte-americana AEG, apresentou prejuízo de R$ 48 milhões de reais, enquanto que no exercício do ano passado a conta ficou negativa em R$ 77 milhões de reais. Este ano, deve fechará no vermelho mais uma vez.

 

Com capacidade para 78 mil pessoas, o Maracanã nunca lotou desde que foi reformado pela última vez. Segundo o site da própria concessionária, o recorde de público desde que passou a operar o estádio, em 2013, foi de 68.857 pessoas.

 

O custo anual apenas para manutenção do estádio supera os R$ 10 milhões de reais, mas a despesa chega a ser multiplicada por oito quando se incluem os gastos com serviços de segurança, equipamentos, água, luz e outros serviços.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

26/12/2015


Veja Também