Clubes da Europa ameaçam não liberar atletas

09/09/2014Mais Esportes

Os clubes europeus ameaçam barrar a liberação de qualquer jogador brasileiro para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, se, no mesmo ano, a Copa América for realizada e incluída no calendário da FIFA.

 

Em Genebra, na Suíça, dirigentes dos maiores clubes europeus se reuniram para fazer a ameaça e exigir que a Fifa sente à mesa para negociar calendário internacional.

 

Sem um acordo, existe o risco de que os clubes europeus se recusem a liberar até mesmo para jogos amistosos neste ano e em 2015.

 

“O acordo com a Fifa acabou dia 15 de julho. Não há um entendimento no momento e estamos esperando sinais da FIFA”, declarou o alemão Karl Heinz Rummenigge, presidente da Associação Europeia de Clubes.

 

“Não temos obrigação de liberar jogadores e temos uma posição forte. Na Copa, 76% dos jogadores eram empregados de clubes europeus. Nossa posição é forte no mundo do futebol”, insistiu o ex-jogador.

 

Mas o que mais preocupa é o calendário para 2016. Em dois anos, a Olimpíada do Rio acontece em agosto e, poucos meses antes, a Copa América está sendo programada para ser realizada nos Estados Unidos.

 

“Não há como liberar os jogadores para ambos torneios. Os sul-americanos terão de pagar o preço com a Olimpíada”, declarou Umberto Gandini, vice-presidente dos Clubes Europeus e executivo do Milan, da Itália.

 

A primeira partida que poderia ser afetada envolveria o confronto dia 11 de outubro entre Brasil e Argentina, na China. Messi, Di Maria, Neymar, David Luiz e diversos outros jogadores poderão ser impedidos por seus clubes a viajar até o continente asiático.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

09/09/2014.

Veja Também