Técnico define os capitães da Seleção

24/04/2014Mais Esportes

O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, disse que a lista de convocados para a Copa do Mundo, que será anunciada em 7 de maio, no Rio de Janeiro, não terá surpresas. E até adiantou, meio sem querer inicialmente, alguns dos jogadores que disputarão o Mundial no Brasil.

 

Oito foram citados: o goleiro Júlio César, do Toronto, do Canadá, os zagueiros David Luiz, do Chelsea, da Ingleterra e Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, da França, o volante Paulinho, do Tottenham, da Inglaterra, o meia Ramires, do Chelsea, os meia-atacantes Oscar e Willian, do Chelsea e o atacante Fred, do Fluminense.

 

Felipão participou de seminário sobre psicologia no futebol, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, e, primeiro, contou que a seleção terá ao menos outros três capitães durante a Copa, além do zagueiro Thiago Silva, que fica com a tarja e será o capitão oficial durante os jogos.

 

“Os outros são o David Luiz... (silêncio). Bom, já está convocado então”, disse o treinador, tirando risos da plateia formada por professores e alunos da universidade.

 

Depois tentou consertar. “Bom, até o dia da convocação, os capitães são o Thiago Silva, o David Luiz, o Júlio César e o Fred. Acho que não tem mais nenhum, são esses”, disse o treinador.

 

Em 2002, na conquista da Copa do Mundo, na Coréia do Sul/Japão, o técnico usou a mesma estratégia de ter mais de um capitão, que pode orientar o restante do elenco e pedir a palavra em treinamentos e reuniões.

 

Naquela Copa, o volante Emerson seria o capitão, mas se machucou em um dos treinos de preparação e foi cortado.

“Liguei para a Regina (Brandão, psicóloga que trabalha com o treinador) e disse qual seria o jogador ideal para ser o capitão, pelo perfil psicológico do grupo feito por ela. Ela me disse que o ideal era ter mais de um e foi o que fiz. O Cafu era o capitão no campo, experiente, várias Copas, e coloquei o Roque Júnior, o Roberto Carlos, o Rivaldo e o Ronaldo. Deu certo”, contou.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

25/04/2014.

Veja Também