Rússia, em crise, diminui orçamento para a Copa

29/01/2015Mais Esportes

O orçamento para a Copa de 2018 sofre corte de 10% diante da crise e das sanções que atingem a Rússia. O ministro dos Esportes do país, Vitali Mutko, indicou que diversos programas serão cortados.

 

Mas garante que os estádios estarão prontos e que a redução não afetará a qualidade da organização.

 

A Fifa não esconde sua apreensão com a situação russa e com a pressão internacional contra Moscou por conta do conflito na Ucrânia. A entidade cedeu e já autorizou que dois dos estádios sejam menores que os planos iniciais.

 

Em 2012, o orçamento previsto para a Copa do Mundo de 2018 anunciado foi de 664 bilhões de rublos. Na época, o valor correspondia a US$ 20 bilhões e 500 milhões de reais. Hoje, diante da desvalorização da moeda russa, o valor representa apenas US$ 10 bilhões de dólares.

 

A ordem do Kremlin foi a de reduzir os gastos em todos os programas diante de crise que promete jogar a Rússia em recessão e de uma guerra na Ucrânia que ganha  intensidade cada vez maior.

 

Outra medida acordada entre a Fifa e Moscou foi a redução da capacidade de dois dos doze estádios no país. De 45 mil lugares, duas das obras terão apenas 35 mil assentos.

 

No Brasil, em 2014, a Fifa rejeitou a construção de locais dessa dimensão. O menor deles foi o de Curitiba (PR), com capacidade para 42 mil pessoas.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

29/01/2015

Veja Também