Agudos organiza Jogos Escolares, maior evento regional

01/10/2014Mais Esportes

O prefeito Everton Octaviani (PMDB) entrega a representante do Sesi, o troféu de campeão geral em 2014. (SELT-Agudos)

Competição de atletismo, com provas de 50 metros, salto em distância, arremesso e 50 e 80 metros com barreiras são realizadas no Clube da Duratex. (SELT-Agudos)

O secretário de Esportes, José Otaviano Delazari fala com entusiasmo dos Jogos Escolares, com quase 4 mil alunos-atletas. (Futebol Bauru 30/09/2014)

O prefeito Everton Octaviani (PMDB) entrega a representante do Sesi, o troféu de campeão geral em 2013. (SELT-Agudos)

Agudos, 40 mil habitantes, 19 km de Bauru, organizará, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, os 6º Jogos Escolares, a maior competição esportiva da macro-região, envolvendo, de 7 a 21 de outubro, 3 mil 970 alunos-atletas, em 13 modalidades.

 

“O evento é marcante e igualmente emocionante, especialmente o Cerimonial de Abertura quando a Pira Olímpica é acesa e são declarados abertos os Jogos. Começou com poucas escolas, e hoje são quase 20”, cita o prefeito Everton Octaviani (PMDB), 29 anos.

 

Sesi busca o bi

Além de escolas das redes municipais e estaduais, também disputam escolas particulares, entre elas duas do Distrito de Domelia, 77 km de Agudos. Uma Municipal e outra Estadual.

 

Atual campeão, o Sesi busca naturalmente o bicampeonato na Classificação Geral, somados os pontos obtidos nas colocações de cada modalidade, do primeiro ao oitavo lugar. As cinco primeiras escolas na classificação geral recebem troféus em definitivo.

 

“Disputam os Jogos Escolares alunos dos 6 aos 18 anos em praticamente todas modalidades, exceto o futebol, haja vista que já temos o Campeonato Amador”, destaca o secretário de Esportes, Prof. José Otaviano Delazari.

 

Abertura com festa

O Cerimonial de Abertura está marcado dia 7 de outubro, a partir das 15 horas, no Ginásio de Esportes Dr. Vicente Evaristo Damante, com muitas atrações entre elas a participação da Corporação Musical Maestro "João Andreotti", de Agudos, sob a regeência do maestro Antônio César Tek.

 

As modalidades coletivss, a saber, basquete, handebol, vôlei, futsal e queima, além do karate e do jiu-jitsu serão disputados no ginásio Municipal.

 

Medalhas aos três primeiros

As provas de natação, em 25 metros livres, tênis de mesa, xadrez e damas, serão no Seminário Santo Antônio e as competições de atletismo e cabo de guerra, na Associação Esportiva Duratex.

 

Sobem ao pódio os três primeiros colocados de casa modalidade, recebendo medalhas douradas, prateadas e bronzeadas.

 

O Comitê Organizador já tem inscritos 3 mil 970 alunos-atletas dos 6 aos 18 anos. “Escolas da região nos procuraram para participar. Aceitamos Domelia por ser Distrito e nos próximos anos, quem sabe, possamos ampliar os Jogos Escolares”, cita Delazari.

 

Respeito ao próximo

Comissão Disciplinar é constituída para julgar e punir casos de indisciplina. “Tudo muito organizado e disciplinado, porque mais que competir é despertar no aluno-atleta o respeito pelas regras e ao próximo, cita o prefeito Octaviani.

 

Ainda de acordo com o secretário de Esportes, “técnicos de várias cidades do Estado acompanham com interesse os jogos de vôlei, futsal e handebol para observar os melhores e convidá-los a defender equipes com maior estrutura”, afirma.

 

A chegada da tocha olímpica ao ginásio é espetáculo à parte. A tocha é acesa por ex-atletas, defronte a Secretaria de Esportes, na quadra quatro da Avenida Joaquim Ferreira Souto. Percorre, sob escolta, as principais ruas da cidade até a entrada do ginásio, quando sob aplausos é acesa a Pira Olímpica.

 

Erlinton Goulart, Especial Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

30/09/2014

 

Veja Também